VOLTAR

Operação vai liberar reféns dos indígenas na Terra Indígena Kuruáya (PA)

Site da Funai
Autor: (Carmen Lustosa)
21 de Mar de 2003

Os índios Kuruáya mantêm reféns há quatro dias quatorze invasores encontrados dentro da Terra Indígena Kuruáya. Os reféns estavam interessados em operar no garimpo Madalena, localizado dentro da terra indígena, quando foram surpreendidos e presos pelos índios. O administrador da Funai em Altamira (PA), Benigno Pessoa, informou que já organizou um operação conjunta com a Polícia Federal e vai amanhã para a terra indígena resolver o problema. Os índios exigem a saída de todos os invasores, para isso a Funai deve identificá-los na próxima semana para que assinem um termo de compromisso afirmando não retornarem à área.

Até o final do ano passado, o garimpo ainda não fazia parte da Terra Indígena Kuruáya e os índios trabalhavam nele junto com os garimpeiros. Mas por meio de uma portaria que ampliou a terra de 19 para 166 mil hectares, de dezembro de 2002, o garimpo Madalena agora é parte da terra dos índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.