VOLTAR

Operação Tabuleiro combate a captura ilegal de quelônios no Amapá

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: John Pacheco
23 de Out de 2014

O combate a captura ilegal de quelônios em período de desova às margens de rios do Amapá, é alvo de uma operação feita pelo Batalhão Ambiental em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Através de denúncias de ribeirinhos, duas pessoas foram presas no município de Pracuúba, distante 256 quilômetros de Macapá, com animais possivelmente destinados para a venda, o que é crime ambiental.

A operação intitulada Tabuleiro visa preservar e garantir o período de desova de várias espécies de tartarugas. Desde setembro esses animais começaram a subir os rios para enterrar os ovos na areia. Márcia Bueno, superintendente em exercício do Ibama no Amapá, conta que o interesse comercial nos quelônios atrai pessoas para as regiões, que usam artifícios como redes para capturar os animais.

"Desde setembro estamos recebendo essas denúncias em paralelo com o período de desova das tartarugas. Ele é necessário para a continuação do ciclo de reprodução e eclosão dos filhotes. É importante essas denúncias por parte dos ribeirinhos, pois temos poucos fiscais e uma grande área de cobertura", informou Márcia Bueno.

O consumo de ovos e quelônios como forma de sobrevivência é permitido nessas áreas, porém as pessoas presas em flagrante iriam comercializar os animais. O crime ambiental tem detenção prevista de seis meses a um ano, além de multa.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/10/operacao-tabuleiro-combate…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.