VOLTAR

A operação para retirar os garimpeiros das terras Yanomami e os próximos desafios na região

O Globo - https://oglobo.globo.com/podcast/
Autor: BATISTA, Juliana de Paula
13 de Fev de 2023

A operação para retirar os garimpeiros das terras Yanomami e os próximos desafios na região
O repórter Eduardo Gonçalves e a advogada Juliana de Paula Batista, do Instituto Socioambiental, detalham as medidas dos governos federal e estadual, e os riscos que podem surgir a curto e médio prazo

13/02/2023

Em meio à operação para retirar os milhares de garimpeiros que trabalham de maneira ilegal no Território Indígena Yanomami, iniciada na semana passada, as autoridades adotaram uma estratégia para tentar forçar as milhares de pessoas para fora das áreas de proteção, e tentar ao máximo evitar confrontos. Com a fuga dos garimpeiros, equipamentos e veículos de transporte, incluindo helicópteros, estão sendo destruídos pelos agentes federais, como do Ibama.

Mas a operação também tem seus riscos. Há o temor de que alguns garimpeiros sigam para outras áreas de proteção, ou que entrem em contato com povos isolados, algo que, segundo especialistas, pode fazer com que esses indígenas sejam expostos a doenças para as quais não têm imunidade. Relatos também apontam que grupos estão seguindo para outras áreas onde há extração de minério, e onde há um histórico de violência localizada.

O Ao Ponto desta segunda-feira aborda a operação para retirar os garimperos das terras Yanomami, e as complexidades enfrentadas pelas autoridades locais e federais. Neste episódio, os convidados são o repórter da sucursal de Brasília Eduardo Gonçalves e a advogada do Instituto Socioambiental Juliana de Paula Batista.

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Filipe Barini, sempre abordando acontecimentos relevantes da atualidade. O episódio também pode ser ouvido na página de Podcasts do GLOBO. Você pode seguir a gente em plataformas como Spotify, iTunes, Deezer e também na Globoplay.

https://oglobo.globo.com/podcast/noticia/2023/02/a-operacao-para-retira…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.