VOLTAR

Operação no Parque Nacional da Serra do Itajaí prende cinco caçadores no interior da unidade

ICMBio - www.icmbio.gov.br
14 de Jul de 2008

Equipe formada por policiais militares, agente de fiscalização do Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Santa Catarina, e guias locais, surpreendeu no último dia 15 caçadores no interior da UC no local denominado "Pasto do Gums". A equipe de fiscalização, após localizar o acampamento dos infratores, aguardou no local o retorno deles. Após algumas horas, foram identificados cinco caçadores e dois cachorros, foi dada voz de prisão e a equipe foi recebida a tiros.

Após breve perseguição três caçadores foram presos, sendo um baleado após resistência à prisão e tentativa de homicídio de um policial. Armas, cartuchos, facões, mochilas e equipamentos do acampamento, que havia sido totalmente destruído, foram apreendidos pela fiscalização. Os caçadores foram conduzidos ao Departamento de Polícia no município de Blumenau onde depois de autuados foram conduzidos ao presídio regional.

O local, com acesso apenas por trilha a pé, formado por mata densa e relevo acidentado, sofre grande pressão de caça ilegal e furto de palmito e é alvo intenso da fiscalização. Não foram encontrados palmitos cortados nem caça, o que demonstra que eles estavam havia pouco tempo no local.

Segundo o chefe do parque, Fábio Faraco, esta é a oitava prisão de caçadores e palmiteiros no interior da unidade de conservação e a segunda operação com confronto direto e intensa troca de tiros. "A pressão a que as UCs são submetidas demonstram o alto grau de periculosidade dos infratores", afirma Faraco.

Dos oito presos, três já possuíam passagens na polícia. Desde o início das operações, há cinco meses, algumas com uso de transporte aéreo (helicóptero), já foram destruídos mais de 20 acampamentos, apreendidos mais de 10 armas de fogo e diversos equipamentos como facões, machados e equipamentos de acampamento. As operações são semanais, em trilhas internas, e não tem prazo para encerramento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.