VOLTAR

Operação militar irá retirar garimpeiros da Terra Yanomami em Roraima

Folha de Boa Vista - https://folhabv.com.br/noticia/POLICIA/Ocorrencias
15 de Dez de 2022

Operação militar irá retirar garimpeiros da Terra Yanomami em Roraima
Ação que deve envolver Forças Armadas. Ibama e Polícia Federal, já está sendo planejada por grupo de transição do novo Governo Lula e deve ser realizada nos primeiros meses de 2023, explica o secretário de Segurança Pública em Roraima, coronel Edison Prola

Por Folha Web
Em 15/12/2022 às 06:00

Uma operação militar, com participação do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira (FAB), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal deve ser realizada nos primeiros meses de 2023 para retirar garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, entre Roraima e Amazonas. A informação foi confirmada à FolhaBV pelo secretário de Segurança Pública de Roraima, coronel Edison Prola.
"Eu participei de uma reunião com a equipe de transição do Governo Lula e o garimpo vai acabar, vai ser fechado no Governo Lula. É uma questão de prazo já, em 90 dias uma operação militar vai encerrar o garimpo aqui", garantiu o secretário.
A operação deve ser realizada no território indígena para reforçar à comunidade internacional que o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá tolerância zero no combate a crimes ambientais na terra Yanomami, que é a maior reserva indígena do país. Além da retirada de garimpeiros, os maquinários deverão ser queimados e/ou apreendidos.
Outras ações devem ser realizadas para retirar garimpeiros e madeireiros no Pará, de acordo com o relatório entregue pelo grupo de transição do meio ambiente, na última semana. A retirada dos garimpos ilegais foi uma das promessas de campanha do novo presidente.
Facções
O Instituto Socioambiental (ISA) estima que 20 mil garimpeiros atuam na Terra Yanomami em Roraima e que estão agindo mais próximos das comunidades dos povos originários, principalmente no rio Uraricoera. De acordo com o coronel, facções criminosas estão atuando nas regiões de garimpo e hoje já há uma relação entre a extração de minérios e o tráfico de drogas.
"Facções criminosas entraram no garimpo. Nós temos hoje armamento pesado no garimpo. Nós temos tráfico de drogas no garimpo. Nós temos pilotos fazendo tráfico internacional de drogas. Aviões que eram usados no garimpo estão sendo utilizados para transportar drogas", explica o secretário.
De acordo com investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF), o Primeiro Comando da Capital (PCC) já comanda várias áreas de garimpo no rio Uraricoera desde 2018. Além de tráfico de drogas, a organização explora casas de prostituição, venda de gasolina, alimentos, bebidas e segurança particular.
Apreensões de drogas
Somente este mês mais de 700 quilos de drogas foram apreendidos na região de Mucajaí, onde se concentra a maior parte dos garimpos ilegais em Roraima.
A primeira apreensão foi feita pela Polícia Civil no dia 7 de dezembro, onde 234 quilos de skunk (super maconha), armas, munições e combustível foram apreendidos em uma fazenda na região da Samaúma.
Já no dia 11 de dezembro, a Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) apreendeu quase meia tonelada de skunk em uma fazendo localizada em Mucajaí. De acordo com a FTSP, a droga estava sendo transportada em uma aeronave monomotor que, também foi apreendida, além de armas de fogo e veículos. Outros sete suspeitos foram abordados na ação.
A última apreensão foi nesta terça-feira, 13, quando um homem foi preso em flagrante com 20kg de skunk na Vila Nova Esperança, município de Mucajaí. De acordo com a Polícia Civil, no início desta semana os policiais passaram a investigar a denúncia de que o suspeito estaria armazenando uma grande quantidade de drogas, que seria distribuída para comercialização em áreas de garimpos.
Reforço
O secretário contou ainda que as forças de segurança em Roraima já se planejam para reforçar as ações de inteligência e de combate ostensivo ao tráfico de drogas nas áreas urbanas do estado, prevendo que os faccionados que deixem as áreas de garimpo venham para cidade e fortaleçam a venda de drogas.
"A preocupação das forças de segurança do estado é que as facções que atuam lá venham para a cidade e reforcem a atuação no tráfico de drogas. Nós já fizemos reuniões e estamos nos preparando, mapeando para que a gente consiga fortalecer o combate ao tráfico e não vamos ser pegos de surpresa", finaliza o secretário.

https://folhabv.com.br/noticia/POLICIA/Ocorrencias/Operacao-militar-ira…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.