VOLTAR

Operação militar conjunta na área do garimpo invadido

O Liberal - Belém, PA
16 de Fev de 1985

A Polícia Federal, Militar e Exército estão na área da serra das Surucucus, Roraima, para a operação de retirada dos garimpeiros invasores do território Yanomami e resgate dos funcionários da Funai.
O presidente da Funai, Nelson Marabuto, reconhece que a invasão da serra dos Surucucus "foi uma operação militar, planejada por profissionais, com armamento pesado e; que tem apoio político-empresariai evidenciado, fora vínculos de políticos influentes de Manaus e de Boa Vista".
O Cimi acusa o diretor-presidente da Mineradora "Gold Amazon", Tomé Mestrinho, irmão do governador do Amazonas, de ser o principal articulador da invasão, juntamente com o deputado João Batista Fagundes (PDS-RR).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.