VOLTAR

Operação Fauna 2 combate ilícitos no Iguaçu

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
17 de Ago de 2016

Agentes do ICMBio e da PM localizaram 5 pontos de caça no entorno do parque, destruíram armadilhas e apreenderam embarcações. Eles desbarataram ainda focos de extração de palmito

Operação Fauna 2, realizada no entorno do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, identificou cinco pontos de caça, desmontou armadilhas, girais, cevas (instrumentos usados na caça) e apreendeu e destruiu cinco embarcações, utilizadas por caçadores, que conseguiram escapar. Além disso, foram localizados focos de extração de palmito.

A operação, que ocorreu na semana passada, envolveu agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão do parque, e policiais militares da 5ª Companhia de Policia Ambiental de Foz do Iguaçu.

O objetivo da ação foi manter a presença institucional e dar continuidade ao combate de ilícitos ambientais, principalmente caça e extração ilegal de palmito. Conhecido mundialmente pela beleza cênica das Cataratas, o parque do Iguaçu representa, também, uma das maiores extensões de Mata Atlântica conservada na região Sul do Brasil.

A unidade de conservação encontra-se praticamente ilhada entre áreas de uso intensivo do solo e é delimitada em grande parte por estradas municipais e uma BR e pelo rio Iguaçu, que também integra a poligonal do parque. São 420 quilômetros de extensão, com possibilidades de acesso, o que facilita o ingresso de infratores. Daí a necessidade de se manter fiscalização permanente.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8093-operacao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.