VOLTAR

Operação em UCs do Rio de Janeiro rende mais de R$ 220 mil em multas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
18 de Jul de 2011

Entre os dias 6 e 10 de julho agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com Ibama e Batalhão Florestal, promoveram operação intitulada 'Meio Ambiente em Dia III'. O objetivo foi combater o tráfico ilegal de animais silvestres, caça, pesca e ocupações irregulares.

Participaram cerca de 20 agentes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e da Estação Ecológica Guanabara. Todos atuaram na fiscalização nos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Magé, Guapimirim e São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Durante os cinco dias de operação foram lavrados 29 autos de infração, gerando cerca de R$ 220 mil em multas. Ao todo, foram apreendidas 140 espécimes da fauna silvestre nativa mantidos em cativeiro irregular, apetrechos de caça como trabucos, redes de captura e munição, além de mais de seis toneladas de pescado irregular na Baía de Guanabara.

Alguns animais foram devolvidos à natureza e outros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/RJ). O pescado foi doado ao Banco de Alimentos da Prefeitura de Niterói.

De acordo com os coordenadores da operação Ana Elisa Bacellar Schittini e Carlos Augusto Ribeiro Barbosa, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim respectivamente, operações conjuntas como essa são ideais do ponto de vista tático, pois resultam em uma ação de grande impacto e efetividade, além de ser uma oportunidade de compartilhar experiências entre agentes de diferentes Unidades de Conservação federais e instituições.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1663-operacao-con…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.