VOLTAR

Operação Desvio apreende carretas de madeiras

Ibama - www.ibama.gov.br
Autor: Mirza Nóbrega
28 de Set de 2009

O Ibama/GO, por intermédio de seu Escritório Regional - Esreg de Rio Verde, com a cooperação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Goiás - BPMAmb e de agentes do Parque Nacional das Emas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, realizou, no período de 21 a 26 de setembro, a Operação Desvio.

A operação ocorreu na região conhecida como "Três Divisas": tríplice fronteira entre os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e na BR-364, ponto de ligação dos estados do Norte ao Centro Sul do país. Foram apreendidas três carretas que transportavam cerca de 106 m³ de madeira serrada e industrializada. As cargas estavam em desacordo com a Guia de Transporte de Produtos Florestais. Uma das carretas sequer possuía documento para transporte.

As cargas e as carretas foram apreendidas, resultando na aplicação de seis Autos de Infração, que geraram R$ 65 mil em multas. De acordo com o coordenador da Desvio e chefe do Esreg, Fernando Di Franco, a madeira era oriunda dos estados de Mato Grosso e Pará, sendo o mercado consumidor o estado de São Paulo.

Pelas autuações, os infratores responderão por crime ambiental, por estarem em desacordo e com falta de cobertura de Guia Florestal no transporte, e as empresas madeireiras que emitiram as notas fiscais de venda da madeira transportada irregularmente foram autuadas e responderão administrativa e criminalmente por venda de produto florestal em desacordo com a Guia Florestal ou sem a respectiva guia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.