VOLTAR

Operação defenderá terras indígenas

JB, País, p. A6
21 de Set de 2004

Operação defenderá terras indígenas

Hugo Marques

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou ontem um grupo operacional para coibir a exploração mineral em terras indígenas. Polícia Federal, Funai e Gabinete de Segurança Institucional vão combater a mineração ilegal até que seja aprovado projeto de lei no Congresso para regulamentar a atividade.
O grupo vai agir ''em especial'' na reserva Roosevelt, em Rondônia, onde 29 garimpeiros foram mortos pelos índios cinta-larga este ano, e em outras três outras áreas indígenas: Parque Indígena Aripuanã, Serra Morena e Aripuanã, em Mato Grosso. As Forças Armadas podem ser acionadas para participar de operações nas terras indígenas.
O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, confirmou notícia publicada na coluna de Ricardo Boechat, informando que o governo estuda a concessão de um percentual de 5% para os índios nos contratos de exploração assinados por terceiros. Mércio explicou que os índios poderão formar suas empresas com ajuda da Funai.

JB, 21/09/2004, País, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.