VOLTAR

Operação de Resgate: Marinha e Parceiros Socorrem Indígenas Yanomami

Defesa em foco - https://www.defesaemfoco.com.br
Autor: Marcelo Barros
31 de Ago de 2023

Militares em Roraima unem-se à FUNAI e SESAI para levar ajuda médica a família indígena em situação de risco.

PorMarcelo Barros, via Marinha do Brasil -31 de agosto de 2023 07:00

Quando falamos em Forças Armadas, talvez pensemos em defesa, proteção de fronteiras ou até combate ao crime. Mas em 26 de agosto, na Terra Indígena Yanomami, a 250 km de Boa Vista, em Roraima, a missão dos militares da Marinha foi outra: socorrer. Dentro do contexto da Operação "Ágata Fronteira Norte", o Grupo de Comandos Anfíbios (GruCAnf), parte integrante da Força Naval, encontrou oito indígenas Yanomami, entre adultos e crianças, necessitando de assistência médica urgente.

A União Faz a Força - e Salva Vidas

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O compromisso da Marinha do Brasil (MB) não terminou ao localizar os indígenas. Sabendo da gravidade da situação, eles se uniram em esforço conjunto com a FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e a SESAI (Secretaria de Saúde Indígena). Em 28 de agosto, dois dias após a localização, os Yanomami foram evacuados para receberem o devido atendimento médico. Essa coordenação entre os órgãos mostrou como a cooperação pode surtir efeitos positivos e rápidos.

Além do Resgate: A Operação Thekype

Enquanto a Marinha se dedicava ao resgate, a Operação Thekype tinha outro foco: o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Esta ação, que também se insere no contexto da "Ágata Fronteira Norte", não contou apenas com a presença da MB. Agentes da FUNAI, do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Polícia Federal (PF) também integraram a equipe. Nos dias 24 a 26 de agosto, além do resgate, a operação apreendeu equipamentos e materiais usados em atividades de garimpo ilegal. E a eficácia? Até agora, registra-se uma impressionante redução de 95% dessas práticas ilegais na região.

Mais que Operações, Valores Humanos em Jogo

A história desses militares, unindo-se a outras instituições em prol dos indígenas Yanomami, nos lembra que, por trás das operações, uniformes e estratégias, há valores humanos. Cada membro da equipe não apenas cumpriu um papel técnico, mas mostrou empatia, dedicação e um genuíno desejo de ajudar quem mais precisa. E, ao final, é essa humanidade que faz a diferença.

https://www.defesaemfoco.com.br/operacao-de-resgate-marinha-e-parceiros…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.