VOLTAR

Operação da Polícia Federal tenta conter conflitos em terra indígena no Norte do RS

Gaucha ZN -https://gauchazh.clicrbs.com.br
31 de Out de 2023

São cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva em duas reservas nesta terça-feira
31/10/2023 - 08h56min
Atualizada em 31/10/2023 - 16h39min

A Polícia Federal faz uma operação nesta terça-feira (31) para restabelecer a ordem e apurar sucessivos crimes cometidos em meio à disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) em Cacique Doble. São cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva em Cacique Doble e na TI Monte Caseros, em Caseiros.

Segundo a investigação, a onda de conflitos na reserva de Cacique Doble teve início em agosto do ano passado, quando quatro indígenas foram vítimas de tentativas de homicídio por disparos de armas de fogo. Durante a investigação da Polícia Federal, três líderes da reserva foram presos preventivamente.

Mesmo com o estabelecimento de nova liderança, crimes continuaram sendo flagrados, como tentativas de homicídio, lesões corporais, danos, porte ilegal de arma de fogo, ameaças e indícios de formação de milícias privadas, motivados pela disputa entre grupos pelo comando da área.

A fim de controlar a situação, policiais da Força Nacional de Segurança Pública reforçaram o policiamento na região, com o apoio da Brigada Militar. Apesar disso, houve o fechamento temporário de uma escola indígena pela Coordenadoria Regional de Educação e do posto de saúde indígena, face à iminência de novos conflitos armados.

A ação desta terça-feira conta com 160 policiais federais e 90 militares da Brigada Militar, do Comando Rodoviário e do Corpo de Bombeiros Militares. A operação é a segunda fase da Operação "Menés".

https://gauchazh.clicrbs.com.br/passo-fundo/seguranca/noticia/2023/10/o…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.