VOLTAR

Operação da PF mira garimpo em terra indígena de RO e destrói equipamentos para extração de diamantes

G1 RO - g1.globo.com/ro
Autor: G1 RO
23 de Out de 2020

https://g1.globo.com/ro/rondonia/natureza/amazonia/noticia/2020/10/23/o…

Ponte construída sobre rio Roosevelt feita para transportar madeira extraída ilegalmente da reserva foi implodida. Ninguém foi preso.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta semana a Operação Iratus contra atividades ilegais de garimpo na terra indígena Parque Aripuanã, em Vilhena (RO). Segundo a corporação, equipamentos usados para extração de minérios, diamantes e madeira foram destruídos. Não há presos.

Uma ponte construída sobre o Rio Roosevelt feita para transportar a madeira da reserva foi implodida.

Os trabalhos tiveram o apoio de pelo menos 30 policiais federais, além de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Corpo de Bombeiros. Os agentes, conforme a corporação, precisaram se deslocar à região por dois helicópteros, já que a área é de difícil acesso.

As investigações começaram em julho deste ano, segundo a PF, após a prisão em flagrante de um suspeito que fazia o transporte da madeira extraída da terra indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.