VOLTAR

Operação contra uso de madeira ilegal fecha quatro serrarias no Maranhão

G1 - http://g1.globo.com/
31 de Ago de 2011

Homens da Força Nacional, além das Polícias Federal e Rodoviária Federal participam de operação iniciada nesta quarta-feira (31) no polo madeireiro de Buriticupu, cidade localizada a 420 km de São Luis, no Maranhão, no intuito de combater o uso de madeira extraída clandestinamente da natureza.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), há suspeita que as serrarias locais sejam abastecidas por toras retiradas ilegalmente da Reserva Biológica de Gurupi, uma área de preservação com espécies amazônicas, além das terras indígenas Awá, Carú e Alto Turiaçu.

Ao menos 15 caminhonetes com homens das forças federais e dois helicópteros participam da blitze, que vai vistoriar todas as 30 madeireiras instaladas no município de 65 mil habitantes.

Embargo

Nesta quarta-feira, agentes do Ibama embargaram quatro serrarias, que segundo o instituto, não podiam funcionar desde agosto de 2010, quando uma fiscalização fechou os locais por operação irregular.

Em dois desses estabelecimentos lacrados foram encontrados menores de idade trabalhando no tratamento de toras, além de duas armas sem autorização de uso. O Ibama não informou a quantidade de madeira confiscada, nem se ocorreram detenções. A operação deve continuar ao longo desta semana.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/08/operacao-contra-uso-de-mad…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.