VOLTAR

Operação Arco de Fogo é deflagrada no MA

Imirante - http://imirante.globo.com/
16 de Jul de 2009

SÃO LUÍS - A Polícia Federal deflagrou no Maranhão, neste mês de julho, a Operação Arco de Fogo, para combater a extração e venda clandestina de madeira na Amazônia Legal. As ações estão sendo realizadas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Força Nacional, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério do rabalho e Emprego (MTE) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Essa integração entre forças nacionais tem como objetivo principal conter o desmatamento em unidades de conservação federal e Terras Indígenas, reprimindo qualquer atividade ilícita voltada para o beneficiamento e comercialização de produtos florestais sem origem legal comprovada.

Inicialmente, a operação foi instalada no município de Santa Inês, a cerca de 200km da capital São Luís, mas se estenderá por toda a região ao entorno das Terras Indígenas Alto Turiaçu, Awá-Guajá e Carú. Nos primeiros dias de trabalho foram realizadas barreiras fixas e fiscalizações móveis, que resultaram na apreensão de caminhões carregados com centenas de metros cúbicos de madeira transportada ilegalmente.

Operação

A Arco de Fogo foi lançada em fevereiro de 2008 com a expectativa de realizar um enfrentamento constante, com um caráter permanente, e não uma operação episódica. Ao longo de um ano e meio, a força-tarefa já passou por vários Estados, entre eles o Pará, Mato Grosso e Rondônia. Foram obtidos excelentes resultados que vão além da repressão do desmatamento. Inibiu-se, por exemplo, outros problemas nas regiões, como a grilagem de terras, a pistolagem, tráfico de drogas e outros ilícitos.

Com informações da Polícia Federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.