VOLTAR

Operação apreende mais de meia tonelada de peixe e carne em Manaus

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Adneison Severiano
06 de Jun de 2013

A Polícia Ambiental do Amazonas apreendeu mais de meia tonelada de pescado e carne de animal silvestre na manhã desta quinta-feira (6), na Feira da Panair, bairro Educandos, Zona Sul de Manaus. Dois quelônios vivos também foram recolhidos durante a fiscalização, que integra as ações da operação "Alvorada" deflagrada no início desta semana.

Segundo o sargento Natanael Freires, o pescado, a carne de animal e os quelônios estavam sendo comercializados em seis bancas dentro da feira, que foram abandonadas pelos proprietários ao perceberem a presença da Polícia Ambiental. "As bancas não possuíam identificação e os feirantes se recusaram a revelar os nomes das pessoas que estavam vendendo nelas, por isso não conseguimos identificá-las e nem prendê-las", justificou o sargento.

A carga apreendida corresponde 516 kg, sendo a maior quantidade de pescado. São 229 kg de pirarucu fresco, 114 kg de pirarucu seco e salgado, 145 kg de tambaqui e 28 kg de carne de anta. Além disso, foram recolhidos dois quelônios vivos. O material recolhido foi levado para Delegacia Especializada em crimes contra o Meio Ambiente (Dema), no bairro Coroado.

"A delegada definirá o destino da carga, mas provavelmente o pirarucu deve ser doado e o tambaqui descartado por estar impróprio para consumo. Já a carne animal possivelmente vai ser levada ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) para alimentar os animais do zoológico e o quelônios seguem para o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]", explicou sargento Natanael.

As ações de fiscalização contra crimes ambientais intensificadas desde última segunda-feira (3), em alusão à Semana do Meio Ambiente, devem continuar nos próximos dias. Além da operação "Alvorada, que fiscaliza as feiras de Manaus, a Polícia Ambiental deflagrou a operação "Ouro Negro" para coibir venda ilegal de carvão e madeira.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/06/operacao-apreende-mais-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.