VOLTAR

Operação apreende caminhões, armas, motosserras e madeiras no AM

G1 - http://g1.globo.com/
09 de Out de 2017

Operação teve o objetivo de combater a extração ilegal de madeira e o desmatamento no Sul do município.

A "Operação Lábrea", deflagrada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), apreendeu caminhões, tratores, armas de fogo, motosserras e madeiras em tora foram apreendidas na cidade de Lábrea, localizado a 702 quilômetros de Manaus.

A operação teve o objetivo de combater a extração ilegal de madeira e o desmatamento no Sul do município. Pelo menos dois acampamentos que serviam de base para a extração ilegal de madeira foram inutilizados na ação.

A operação, realizada em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), foi iniciada no dia 30 de setembro e finalizada neste fim de semana.

Além das apreensões, foram identificados diversos passivos ambientais, tais como queimadas não autorizadas, grilagem de terras, planos de manejo florestal explorados em desobediência à legislação e a construção de uma ponte sobre o rio Curuquetê, usada para facilitar o transporte da madeira retirada ilegalmente. A quantidade total de materiais apreendidos, multas e embargos aplicados será divulgado após a conclusão do relatório dos fiscais que estão retornando para a capital.

A investigação do Ipaam apontou que grupos de madeireiros extraem madeira em áreas públicas do Estado do Amazonas, principalmente no Sul de Lábrea, e transportam o material em toras para o Estado de Rondônia, por meio de ramais abertos ilegalmente no meio da floresta. A madeira é processada e legalizada no Estado vizinho deixando de gerar receita para o Amazonas que fica com os danos ambientais.

Arco do desmatamento

Lábrea sofre constante pressão de ilícitos ambientais por estar inserida na região conhecida como "Arco do desmatamento", e fazer fronteira com o Estado de Rondônia. Conforme levantamento do Ipaam, quem pratica ilícitos ambientais na região acredita que não será flagrado pela fiscalização devido ao difícil acesso e logística disponível limitada para chegar aos locais de exploração de madeira. Contudo, por meio de imagens de satélites é possível identificar polígonos de desmatamento e agregar informações ao monitoramento terrestre feito pela inteligência do Ipaam e da PMAM.

Grupos de madeireiros ilegais foram flagrados atuando em uma extensa área verde acessada por sub-ramais, construídos irregularmente, que derivam dos ramais Mendes Junior, Boi e Jequitibá. Os três ramais dão acesso à BR-364, em Rondônia, onde ao longo da rodovia estão localizados os distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema, e Nova Califórnia, identificados como receptores da madeira extraída ilegalmente do Amazonas.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e diretor-presidente do Ipaam, Marcelo Dutra, a operação compõe o conjunto de ações integradas de fiscalização que o Governo do Amazonas está realizando para combater o desmatamento ilegal na região Sul.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/operacao-apreende-caminhoes-ar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.