VOLTAR

Ópera multimídia sobre os ianomâmi estreia na Alemanha

Globo Amazônia - http://www.globoamazonia.com
08 de Mai de 2010

Obra é resultado de parceria entre brasileiros e europeus. Pesquisadores e artistas trabalham no espetáculo desde 2006.

A cultura ianomâmi é o eixo principal da ópera "Amazonas - teatro música em três partes", que estreia neste sábado (8) em Munique, na Alemanha. Trata-se de um espetáculo multimídia em três atos que mistura a cosmologia ianomâmi com recursos audiovisuais e conceitos científicos modernos.

Os ianomâmi são um dos maiores grupos indígenas remanescentes na Amazônia, e vêm há anos denunciando a invasão de suas terras por garimpeiros.

A ópera usa a visão de mundo indígena como ponto de partida para contrapor a espiritualidade dos xamãs a uma visão tecnológica-científica do mundo.

A ideia, segundo os organizadores, é propor um novo olhar sobre diferentes aspectos da Amazônia - biodiversidade, mudanças climáticas, queimadas e a ameaça à existência dos povos tradicionais.

O xamanismo ianomâmi serve de inspiração para o trabalho dos artistas do projeto, que foi inicado em 2006.

Participam da montagem os artistas multimídia Peter Weibel e José Wagner Garcia, os compositores Klaus Schedl, Tato Taborda e Ludger Brümmer, o sociólogo Laymert Garcia dos Santos, o xamã Davi Kopenawa, o antropólogo Bruce Albert, o produtor Michael Scheidl , entre outros.

"Amazonas - Teatro música em três partes" é uma coprodução do Instituto Goethe com Bienal de Munique, Sesc de São Paulo, Hutukara Associação Ianomâmi, Teatro Nacional São Carlos de Lisboa e Centro de Cultura e Mídia de Karlsruhe. A ópera deve ser montada em São Paulo em julho.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1590573-16052,00-OPERA+MULT…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.