VOLTAR

Onze presos por crimes ambientais na antiga Flona Bom Futuro, em Rondônia

Comissão Pastoral da Terra de Rondônia - http://cptrondonia.blogspot.com.br/
25 de Jan de 2015

Dez caminhões toreiros presos.

Dez caminhões com madeiras ilegais foram apreendidos na região de Rio Pardo, distrito de Porto Velho, na última semana. A operação foi desencadeada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, Companhia de Operações Especiais (COE) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com início no dia 15 de janeiro. A duração é por tempo indeterminado.
Conforme a assessoria da Policia Militar (PM), cerca de 30 militares fazem patrulhas na área, com o objetivo de combater crimes ambientais. Além dos caminhões, os agentes apreenderam 158 metros cúbicos de madeira em toras, sem comprovação de origem, além de 59 hectares de áreas desmatadas. Um total de 361.700 multas foram aplicadas. Onze pessoas foram presas por crimes ambientais, segundo a assessoria da PM.

Conflito agrário

Em novembro de 2013, um conflito aconteceu na região, quando integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Força Nacional chegaram ao local para uma reintegração de posse das terras da Flona do Bom Futuro. Durante a operação, alguns dos moradores que estavam na área destruíram uma das pontes de acesso à floresta e deixaram os profissionais e militares isolados na mata. O 7o Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Ariquemes (RO) foi acionado para dar apoio à retirada da equipe. O soldado da Força Nacional Luís Pedro de Souza Gomes, de 33 anos, foi morto durante o confronto, em circunstãncias ainda não esclarecidas até agora.

Outro caminhão de madeira serrada de Costa Marques preso.

Segundo o mesmos site G1 a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 18 toneladas de madeira ilegal, transportada em um caminhão de forma irregular, nesta sexta-feira (23), em Vilhena (RO), distante 700 quilômetros de Porto Velho. De acordo com a PRF, o motorista apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF) e a Nota Fiscal, mas os dois eram falsos.
A carga saiu da cidade de Costa Marques (RO) e tinha como destino final o município de Vilhena (RO). Segundo o policial rodoviário Thiago Demetrius, a apreensão aconteceu após uma abordagem de rotina no quilômetro 13, da BR-364.
Ainda segundo a PRF, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) foi chamada ao local para verificar as notas fiscais e o produto. A carga de madeira será encaminhada para a 1ª Delegacia de Polícia Civil em Vilhena, onde o caso continuará sendo acompanhado.

http://cptrondonia.blogspot.com.br/2015/01/onze-presos-por-crimes-ambie…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.