VOLTAR

ONU quer pressão sobre líderes na reunião do clima

OESP, Vida, p. A26
22 de Set de 2009

ONU quer pressão sobre líderes na reunião do clima
Evento que começa hoje pretende viabilizar acordo em Copenhague

Efe

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ontem à sociedade civil internacional que aumente a pressão sobre os líderes políticos que se reunirão amanhã em Nova York para dar um novo impulso à luta contra as mudanças climáticas. Ban fez essa convocação acompanhado do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair e do ator australiano Hugh Jackman, na cerimônia de abertura da Semana da Mudança Climática em Nova York.

"Quero que a pressão sentida nesta sala seja transferida aos líderes que se reunirão aqui amanhã", disse o secretário-geral das Nações Unidas aos executivos de empresas e ativistas de organizações não-governamentais presentes no ato, realizado na Biblioteca Pública.

O evento serviu como prévia da cúpula que a partir de hoje reunirá, na sede da ONU, mais de cem chefes de Estado e de governo, convocados pelo secretário-geral para impulsionar as negociações de um novo acordo mundial para combater o aquecimento global.

Ban solicitou aos presentes que transmitam aos seus países a necessidade de alcançar um acordo para reduzir emissões de gases poluentes na conferência sobre mudança climática de dezembro, em Copenhague. "É um imperativo moral e político que selemos um acordo em Copenhague", insistiu Ban, que assinalou que o objetivo da cúpula de amanhã é "acelerar a passagem das negociações".

Ban pediu aos líderes mundiais que não atuem "apenas de acordo com seus interesses nacionais, mas como líderes mundiais que devem resolver um problema que afeta a todos".

Já Blair ressaltou que o importante nas negociações prévias à reunião de dezembro na capital dinamarquesa não é se concentrar em porcentagens concretas de redução de emissões, mas em "encaminhar o mundo para um menor consumo de dióxido de carbono".

Previsões

"Hoje, se somos honestos, temos que reconhecer que o ritmo das negociações não é tão rápido como desejaríamos", apontou o enviado especial dos EUA para a mudança climática, Todd Stern.

O sucessor de Blair e primeiro-ministro britânico Gordon Brown anunciou ontem que pretende participar do encontro em Copenhague, caso sua presença colabore para a assinatura de acordo na conferência. Em artigo para a revista Newsweek ele pede que outros líderes sigam o exemplo.

OESP, 22/09/2009, Vida, p. A26

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.