VOLTAR

ONU nomeia secretário do MMA para a CDB

MMA - http://www.mma.gov.br/
20 de Jan de 2012

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta sexta-feira (20/01) a nomeação de Bráulio Ferreira de Souza Dias, do Brasil, atualmente secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, como Secretário Executivo do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), cargo em nível de Secretário-Geral Adjunto. Dias sucederá Ahmed Djoghlaf.

Dias agrega ao cargo sua extensa experiência em formulação de políticas e coordenação de implementação de políticas, programas e projetos de biodiversidade, tanto em nível nacional quanto internacional.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, comemorou a nomeação do secretário do MMA para o cargo da ONU dizendo que depois de 20 anos da Conferência da Rio 92 quando a convenção foi instituída, um brasileiro, membro do governo brasileiro assume a convenção. "É uma sinalização não só dos belos resultados que o Brasil tem na diversidade biológica, além de reconhecimento da liderança que o Brasil vem exercendo nos atos ambientais de natureza internacional", destacou Izabella ao comentar a nomeação do secretário em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Bráulio Ferreira de Souza Dias foi escolhido pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, diante de 65 candidatos. O mandato é de quatro anos, tempo em trabalhará para implementação da convenção e do protocolo de Nagoia, que trata sobre o acesso a recursos genéticos e repartição de benefícios da biodiversidade.

Como secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Dias é diretamente responsável pela supervisão de diversos programas multi-institucionais e pelo trabalho de quatro instituições ligadas ao Ministério. Esteve fortemente envolvido nas negociações e na implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica desde seus primórdios e participou, como membro da Delegação Brasileira, do Comitê Negociador Intergovernamental da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Dias já foi membro do Painel Consultivo Técnico e Científico do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), Vice-Presidente da União Internacional de Ciências Biológicas e coordenador do Comitê Diretor da Rede Interamericana de Informações sobre Biodiversidade.

Dias é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília e tem especialização científica, com doutorado em Zoologia pela Universidade de Edimburgo.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=7148

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.