VOLTAR

ONGs sugerem aviso prévio de cortes de água durante crise em SP

G1 - g1.globo.com
29 de Out de 2014

ONGs sugerem aviso prévio de cortes de água durante crise em SP
'Aliança pela Água' vai divulgar sugestões para crise hídrica.
ONGs atribuem crise à estiagem e à gestão pouco eficiente.

Do G1 São Paulo

Um grupo formado por mais de 30 Organizações não Governamentais (ONGs) criou uma lista com cerca de 400 sugestões de economia e medidas a serem tomadas para que o estado de São Paulo enfrente a crise hídrica. O grupo sugere multa para quem não economizar água e aviso prévio dos cortes de abastecimento.
O objetivo da 'Aliança pela Água' é dividir o problema entre governo, prefeituras e população, para que todos ajudem a encontrar soluções para a crise.
Para o grupo, são quatro motivos que, juntos, agravaram o problema: estiagem, gestão pouco eficiente, mananciais degradados; e falta de informações sobre a gravidade da situação, como mostrou o Bom Dia São Paulo.
Entre as sugestões mais urgentes, que dependem de ações em curto prazo, estão: multa para quem não economizar água; informação prévia de quais barros tem risco de ficar sem água; divulgação de uma lista com empresas regularizadas de caminhões-pipa; e incentivo a alternativas de economia, como uso de hidrômetros individualizados.
"É fundamental que a gente comece a adotar um novo jeito de lidar com água no dia a dia, porque nós temos um prazo de pelo menos 5 anos de recuperação das represas", disse Marussia Whately, membro do grupo.
No longo prazo, as sugestões são: redução de perdas (vazamentos) na rede da Sabesp; implantação de formas de reuso da água; e recuperação dos mananciais. A lista com todas as sugestões será divulgada pelo grupo nesta quinta-feira (29).
Para Cláudiva Visoni, coordenadora do "Movimento Cisternas Já", a construção desses reservatórios de coleta da água da chuva é barata e pode render uma economia de 50%.
"Está todo mundo torcendo pra que as chuvas voltem, mas a crise expôs o fato da gente estar bastante vulnerável a novas crises. Então, as mudanças de comportamento que forem implementadas agora elas precisam continuar, mesmo quando começar a chover, mesmo no ano que vem, provavelmente pra sempre", informou.

G1, 29/10/2014

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/10/ongs-sugerem-aviso-previo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.