VOLTAR

ONG pede coordenadoria para índios do Grande ABC

Diário do Grande ABC-Santo André-SP
Autor: Renata Gonçalez
19 de Fev de 2004

Até o início de março, a ONG (Organização Não-Governamental) Opção de Brasil - fundada por alunos do Imes (Centro Universitário Municipal de São Caetano) - pretende encaminhar ao Consórcio Intermunicipal do ABC um documento pedindo a criação de uma coordenadoria específica para tratar os assuntos indígenas no Grande ABC.
Intitulado Projetos Índios Urbanos, o documento tem como base dados levantados pela reportagem do Diário e publicados na edição de 29 de dezembro do ano passado. O texto retratou a situação atual dos cerca de 3,8 mil índios que vivem na região, sendo a maioria em Mauá.

Entre as etnias mais comuns estão os pancararus, pataxós e fulniôs, além de pequenos grupos formados por guaranis-nhandeva e guaranis-nibhyá, cariris-chocó e xavantes. Estima-se que 60% deste total vivam na miséria ou muito próximos a ela.

Outro argumento citado no documento que será entregue ao Consórcio Intermunicipal é a ampliação de áreas indígenas que a Funai (Fundação Nacional do Índio) pretende fazer até a metade deste ano. Se concretizada, o total de áreas demarcadas pelo governo federal passaria de 40 hectares para 9 mil hectares. Com esta medida, parte do distrito do Riacho Grande, em São Bernardo, seria destinada a aldeias guaranis.

De acordo com Marcos Júlio Aguiar, estudante de Teologia e um dos coordenadores da ONG, a entidade está no momento coletando assinaturas de eventuais parceiros para o projeto.

Entre os que já assinaram o documento estão vereadores da Câmaras Municipais de Santo André e São Caetano, o Centro Universitário da Fundação Santo André, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de São Bernardo e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Mauá.

O próximo passo é recorrer à Prefeitura de Ribeirão Pires. A partir desta semana, a prefeita Maria Inês Soares assumiu a presidência do Consórcio.

"Estou tentando ainda o apoio do bispo Dom Nelson (Dom Nelson Westrupp, bispo responsável pela diocese de Santo André), por intermédio do Instituto de Teologia, onde estudo", afirmou Aguiar.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.