VOLTAR

Onças, Antas e Raposas

Folha Web - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Maria Soares de Camargo
25 de Abr de 2011

Kaikusiyamî', Wairayamî' moropai Maikanyamî', isto é, Onças, Antas e Raposas, ou seja, Jaguars, Tapirs and Foxes é o título do livro organizado pelo Padre Ronaldo Mac Donell, canadense, doutor em linguística, que se dedica ao trabalho de revitalização de línguas indígenas nos estados de Roraima e do Amazonas, há 18 anos.

Padre Ronaldo, missionário do Instituto Scarboro, atuava como pároco numa localidade do Amazonas quando se sensibilizou com o apelo de bispos do Norte para que houvesse pessoas capacitadas em ciências humanas e sociais a fim de acompanhar os povos indígenas. Em decorrência, especializou-se e hoje é assessor linguístico do CIMI-Norte 1.

Desde 2005, começou a pesquisar no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro o acervo de 132 mitos makuxis, coletados em Roraima pelo monge beneditino Dom Alcuíno Meyer, entre os anos 1926 e 1948. O monge registrou os mitos como os ouviu, na língua makuxi, traduzindo-os depois para o português.

Com uma pequena equipe de colaboradores da etnia makuxi, Pe. Ronaldo selecionou 30 mitos, revisou toda a redação na língua original e em português, num trabalho minucioso e delicado. O organizador houve por bem traduzir os mitos também para o inglês, com o objetivo de oferecê-los aos makuxis guianenses, que assim serão igualmente incentivados a colocar por escrito outras belas e ameaçadas tradições.

Três jovens artistas plásticos makuxis foram convidados a ilustrar a obra, compondo expressivas gravuras alusivas aos personagens de cada mito: onças, antas, raposas, mas também jabutis, sapos, cutias, além dos irmãos primordiais, Macunaima, Inxikiran e Ani'ke.

A lenda sobre a origem do Monte Roraima, por exemplo, recebeu cuidado especial e sua ilustração encontra-se destacada na capa da edição trilingue que ora é lançada, patrocinada pela Diocese de Roraima.

O livro é apresentado por Dom Roque Paloschi. Dionito José de Sousa, ex-coordenador geral do CIR, subscreve singelo depoimento sobre sua infância, marcada pelos mitos makuxis contados por seu pai. Padre Vanthuy Neto sintetiza a história da Missão Beneditina em Roraima e o sentido da coleta da mitologia dos povos indígenas na linha missiológica adotada pelos monges beneditinos da época.

O próprio organizador, Padre Ronaldo, fala sobre a figura de Dom Alcuíno Meyer, monge suíço-alemão apaixonado pelo povo makuxi, seus costumes e tradições. Tendo sido obrigado a deixar Roraima em virtude do fechamento da Missão, retirou-se para o Mosteiro do Rio de Janeiro, onde, cheio de saudade, organizou o acervo de mitos coletados durante os anos de intensa convivência com seus caros makuxis.

Para o público em geral, a edição trilingue do livro de mitos encontra-se à venda em horário comercial na Prelazia, à Avenida Bento Brasil 613, em Boa Vista.

* Missionária na Diocese de Roraima - maria.soarescamargo@gmail.com

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=107526

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.