VOLTAR

Oitenta e cinco lideranças indígenas ocupam o Posto da Funai em Autazes

COIAB-Manaus-AM
14 de Fev de 2005

Mais de 85 lideranças indígenas, dos povos Mura, Munduruku e Apurinã, localizados nos municípios de Autazes, Manaquiri, Careiro Castanho, Careiro da Várzea e Nova Olinda, ocuparam na manha desta segunda-feira, 14/02, o Posto da Funai, em Autazes/Amazonas.

Os líderes se dizem revoltados pela falta de competência, de respeito e de apoio, por parte do chefe de posto, o servidor Aldo de Souza Monteiro, para com as comunidades indígenas, nos últimos 12 anos. Os líderes reclamam ainda pela falta de demarcação das terras indígenas, a invasão dos lagos por pescadores ilegais e o envolvimento do chefe de posto com a política partidária, nas últimas eleições. "Ele disse que não apoiaria os índios candidatos porque eles não tem competência nem para fazer faxina", denunciam. Além do mais, o chefe de posto é acusado de não visitar mais as comunidades, não atender os índios quando vêm a procura de documentação, registro e declarações, e de promover a divisão entre os índios, buscando que alguns o apóiem para que ele continue à frente do Posto.

Nas instalações do Posto os índios encontraram apenas os funcionário Kaleb Matias e Antonio Fernandes. A ocupação foi pacífica. Logo que entraram no local, os índios fizeram um levantamento do patrimônio da instituição, o qual foi assinado por ambos os funcionários.

Os líderes do movimento já consideram como dada a substituição do chefe de Posto, e exigem no seu lugar a nomeação de um indígena.

Para o coordenador geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Jecinaldo Barbosa Cabral / Saterê Mawé, a ocupação da Funai em Autazes demonstra mais uma vez que os indígenas das comunidades estão cansados da morosidade e da inoperância da Funai, que não é como o presidente em exercício, Roberto Lustosa, tem declarado de que é a Coiab que está manipulando os índios para se mobilizarem contra o órgão.

Para outras informações contatar o Paulino Montejo, da assesoria de comunicação da Coiab, nos telefones: (92) 2345186 / 96049270.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.