VOLTAR

Oficinas e teatro de valorização indígena são oferecidos pela Secretaria de Cultura durante a Semana do Índio

Governo do Amazonas - http://www.amazonas.am.gov.br
13 de Abr de 2016

Para prestar justa homenagem à influência indígena nos costumes, conhecimentos e hábitos existentes em nossa sociedade, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, preparou uma programação especial e gratuita para a Semana do Índio.

"Ter uma semana dedicada a reconhecer a importância da cultura indígena para a construção da sociedade amazonense é fundamental para lembrarmos quem somos e de onde viemos e, mais do que isso, para ensinarmos nossas crianças a valorizar nossas raízes e a preservar essa riqueza cultural que nos foi dada", declarou o governador do Amazonas, José Melo.

A programação inicia no dia 18 (segunda-feira) de abril, no Centro Cultural Povos da Amazônia (Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa, s/no, Crespo, zona sul). No local, acontecerá uma oficina de arte indígena com Miguel Lana, indígena da tribo Arawak, um dos monitores do espaço, que ensinará a fazer cestas com o trançado típico de sua etnia, Dessana.

Na terça-feira, 19 de abril, Dia do Índio, o público poderá visitar a exposição "Lendas Indígenas" durante todo o dia. Pela parte da manhã, Miguel Lana ministrará uma oficina de pinturas corporais da etnia Dessana, explicando o significado de cada desenho e sua representatividade para eles.

Além disso, serão exibidas duas produções cinematográficas brasileiras: no Cine Silvino Santos, localizado no Museu do Homem do Norte, e no Auditório Gabriel Gentil. As exibições acontecem pela manhã, com o longa-metragem "Tainá", de Rosane Svartman e, pela tarde, o documentário "Cantos e Danças Indígenas".

Atividades para crianças

O Centro Cultural Usina Chaminé, localizado no Centro de Manaus, na avenida Lourenço Braga, também terá uma programação especial, voltada para o público infantil. No dia 19 de abril (terça-feira), além da visitação às exposições permanentes do espaço "Os sentidos da Amazônia", "Infância Amazônica" e o Espaço Criança, os visitantes poderão também participar de atividades lúdicas.

Pela manhã, será oferecida uma oficina de reciclagem, em que os participantes aprenderão a confeccionar um instrumento musical indígena utilizando materiais como garrafas pet. Também será apresentado um espetáculo de teatro de fantoche, com personagens indígenas, retratando o cotidiano amazônico, em que as crianças aprenderão, por meio de histórias divertidas, como são os hábitos e conhecimentos que influenciaram nosso modo de vida.

Pela parte da tarde, os visitantes poderão aprender as brincadeiras infantis da etnia Tikuna e, às 15h, será exibida a animação brasileira "Nossos índios, Nossas histórias", de Carol Camanho e Jansen Raveira.

Durante a semana, é esperado, em média, um público de mil pessoas entre estudantes, pais e turistas. "Como parte da programação cultural do Estado do Amazonas, essa semana é dedicada à importante contribuição que os povos indígenas continuam dando ao nosso povo. É importante que as escolas se envolvam nessa programação e os pais incentivem seus filhos a conheceram mais da nossa cultura", afirmou o secretário de cultura, Robério Braga.

Histórico

No dia 19 de abril foi a primeira vez que líderes indígenas das Américas participaram de um congresso internacional para reivindicar direitos e, na mesma oportunidade, foi criado o Instituto Indigenista Interamericano.

http://www.amazonas.am.gov.br/2016/04/oficinas-e-teatro-de-valorizacao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.