VOLTAR

Oficinas de políticas públicas fortalecem cidadania indígena

Site da Funai-Brasília-DF
09 de Set de 2004

Maior participação indígena na política educacional da região do Médio Madeira, foi a palavra de ordem no encerramento da Oficina de Políticas Públicas, realizada na Aldeia Boca do Jauari, município de Manicoré (AM) no final de agosto, em parceira da Coordenação-Geral de Educação da Fundação Nacional do Índio e Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc).

Mas a oficina não tratou apenas de políticas educacionais. A temática ambiental veio à tona, sobretudo pela questão da poluição do Rio Madeira, onde garimpeiros, com balsas ao longo do seu curso, exploram ouro, provocando a formação de bancos de areia e a contaminação da água pelo uso do mercúrio.

Esta foi a 5ª Etapa do Curso de Formação de Professores Indígenas, que contou com o apoio da Organização dos Povos Indígenas Tora, Apurinã, Mura, Munduruku, Parintitim e Pirahã (OPTTAMP). Participaram 33 professores e três lideranças.

Recursos - A Oficina de Políticas Públicas faz parte da ação Comunidade Escolar nas Aldeias, e tem como objetivo a disseminação de conhecimentos das políticas públicas de educação, especialmente do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), permitindo o controle social sobre os recursos públicos destinados às populações indígenas.

Os bons resultados da parceria entre Funai e Governo do Amazonas têm sido reconhecidos tanto por índios quantos por técnicos da Seduc. O técnico da secretaria, Sebastião Sousa, afirmou que esse trabalho sempre foi feito de forma tímida e não tão sistemática como agora: "Acredito que vamos solidificar todas as idéias inovadoras de políticas públicas para os professores indígenas em formação".

Conforme Sousa, esse trabalho em parceria concretiza um sonho de se falar em políticas públicas no âmbito das três esferas de governo. Para o técnico, "quando as instituições se unem para falar das mesmas coisas, os objetivos são alcançados da forma desejada, fortalecendo cada vez mais a cidadania indígena".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.