VOLTAR

Oficina resgata tradições e valores da comunidade quilombola São Domingos

Paracatu.net http://paracatu.net/
27 de Jul de 2018

A culinária é um dos traços mais marcantes de São Domingos, comunidade quilombola localizada na zona rural de Paracatu. Por meio das tradicionais quitandas, é possível aprender mais sobre a cultura e os valores da comunidade, estabelecida há mais de duzentos anos na região. Para reforçar as tradições culinárias e culturais locais, a Kinross promoveu uma oficina entre os moradores da comunidade, do dia 16 ao 19 de julho. Ao todo, 22 jovens, com idades entre nove e 21 anos, participaram da atividade.

A oficina foi realizada em dois momentos: nos dois primeiros dias, os jovens puderam aprender receitas típicas do quilombo, como o pão de queijo e o bolo de fubá com erva doce. Nos dias seguintes, foi a vez da oficina de comunicação, com o objetivo de produzir um zine - publicação impressa independente, de pequena escala, geralmente produzida por um só autor, autora ou pequeno grupo de pessoas - sobre a história de São Domingos. A ação foi realizada pela Kinross, com o apoio técnico da Fundação Conscienciarte e da Associação Imagem Comunitária (AIC).

Quem ministrou a oficina de gastronomia foi Irene dos Reis, presidente da Associação de Moradores da Comunidade São Domingos. "As quitandas fazem parte da cultura de São Domingos. O pão de queijo e o bolo, receitas escolhidas para a atividade, são elementos fundamentais dessa cultura", conta dona Irene. Para a cozinheira, a atividade foi importante para aproximar os jovens da cultura de São Domingos: "quando passamos uma receita adiante, também contamos um pouco da história daquele lugar. Foi um excelente exercício de resgate das nossas tradições". Essa oficina foi ministrada dentro da Fábrica de Biscoitos da comunidade.
Finalizada a atividade gastronômica, foi a vez de os jovens da comunidade elaborarem um zine sobre a história de São Domingos. Com o auxílio de dois consultores da AIC, eles puderam conhecer mais sobre os meios de comunicação e foram estimulados a pensar em imagens, ilustrações e histórias que simbolizassem a localidade em que vivem. O resultado da oficina foi um zine sobre a comunidade, que agora passa por uma finalização de um designer gráfico da AIC.
O zine será distribuído em um evento na Fábrica de Biscoitos São Domingos, a ser realizado em agosto, onde os empresários da região poderão conhecer um pouco mais das tradições de São Domingos e ainda degustar as quitandas produzidas. O objetivo é apresentar o sortimento e receitas da Fábrica de Biscoitos da comunidade, produzidos pelas moradoras da comunidade. A fábrica é um dos projetos que foram apoiados pelo Programa Integrar, no eixo de Geração de Trabalho e Renda.
"São Domingos é muito rica em diversos aspectos, sendo a gastronomia uma de suas principais tradições. Por meio destas oficinas, eles reforçam seus valores entre os mais jovens e perpetuam estas tradições ao longo das gerações", explica a gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross, Ana Cunha.

http://paracatu.net/view/8081-oficina-resgata-tradicoes-e-valores-da-co…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.