VOLTAR

Oficina debate sistemas agroflorestais em terras indígenas

INPA- Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas
22 de Out de 2007

Acontece amanhã (23/10), a partir das 8h30, a abertura da III Oficina do Projeto Guyagrofor, a ser realizada em Boa Vista (RR), no auditório do Sebrae. A oficina prossegue até o próximo sábado (27/10). Na ocasião, professores, técnicos do projeto e membros das comunidades participantes terão acesso aos resultados de um diagnóstico participativo e das técnicas utilizadas para evitar o desgaste dos solos da Terra Indígena Araçá, a cerca de 120 km ao Norte de Boa Vista. A oficina também visa fortalecer a agricultura familiar e a economia das comunidades indígenas.

O projeto é o fruto de uma cooperação internacional que realiza estudos para desenvolvimento de sistemas agroflorestais sustentáveis baseados nos conhecimentos de populações indígenas e quilombolas na região do Escudo das Guianas, o qual é desenvolvido desde 2005. O Guyagrofor foi implementado por meio do sub-projeto "Wazakayé: estudo de roças, solos e florestas em Roraima". A pesquisa é coordenada cientificamente pela Dra. Sonia Sena Alfaia, da Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O trabalho é desenvolvido a partir do Núcleo de Pesquisas do INPA, em Roraima, que tem como coordenador o cientista Vincenzo Lauriola. Ele explica que o projeto é realizado em parceria com o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRR). "O objetivo é aproveitar o conhecimento das próprias populações tradicionais e dos alunos e técnicos agrícolas formados pelo CIFCRR em novas atividades geradoras de renda, ajudando a desenvolver estratégias para a produção ambientalmente segura, economicamente viável, socialmente justa e no respeito das diferenças culturais", ressalta.

Entre os assuntos que serão apresentados durante a oficina estão: Panorama socioambiental do Lavrado de Roraima: Robert Miller, Olhar Etnográfico; Relato do Sr. Avelino Duarte, tuxaua da comunidade Araçá; Relato de representante do CIFCRR; Apresentação dos resultados do projeto Wazakayé na TI Araçá: Katell Uguen, bolsista da Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA) do INPA; Importância dos quintais agroflorestais: Rachel Camargo de Pinho; Características dos solos de florestas e capoeiras: Viviany Freitas; Viveiros e experimentos agroecológicos: Robert Miller; Características sóicio-econômicas: Carla Yamane de Albuquerque.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.