VOLTAR

Oficina de artesanato indígena será realizada na capital acreana

G1 - http://g1.globo.com
Autor: Veriana Ribeiro
08 de Abr de 2013

São 20 vagas para o curso que acontece na Biblioteca da Floresta.
A oficina será administrada pela mestre artesã Dalva Ayuni Kaxinawá.

A partir desta segunda-feira (8) começam as inscrições para a oficina "A Arte Huni Kui: Tecendo com Miçangas", na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco. O curso que acontecerá de 15 a 19 de abril, faz parte da programação da Semana do Índio e será ministrada pela mestre artesã indígena Dalva Ayuni Kaxinawá.

Segundo a produtora da oficina na Biblioteca da Floresta, Carina Cordeiro, estão disponíveis 20 vagas para o curso e é necessário um investimento de R$ 50. "Esse valor do investimento é para a compra do material", afirma a produtora. As inscrições acontecem até a próxima sexta-feira (13).

Na oficina, os participantes vão aprender a fazer pulseiras, colares, brincos entre outros itens de forma artesanal com desenhos típicos do povo kaxinawá, os Kenês. "Muitas pessoas não conhecem sobre a história dos kenês, então ela vai explicar um pouco sobre essa história que a gente desconhece", afirma Carina.

Ela explica que o artesanato indígena é bastante amplo e que a escolha de trabalhar com miçangas é pela acessibilidade do material. Ao final, os artesanatos produzidos serão expostos aos visitantes e usuários da biblioteca.

Mestre Artesã
Dalva Ayuni nasceu na aldeia São Joaquim, no município de Jordão. Ela aprendeu a criar artesanato com a mãe Mazenilda Kaxinawá e há oito anos comercializa seus trabalhos em Rio Branco, onde mora desde 2009.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/04/oficina-de-artesanato-indig…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.