VOLTAR

Objetivo inicial é evitar o confronto com moradores

A Gazeta - Cuiabá - MT
Autor: Fábio Carvalho
09 de Jan de 2001

O indigenista que travou o contato com os dois índios jovens está na mata. As informações oficiais ainda são escassas - muitos dirigentes da Funai se encontram gozando férias no mês de janeiro. A principal preocupação dos indigenistas é evitar o enfrentamento dos povos com moradores da região.
A pressão antrópica ao norte do Estado é crescente. Atividades extrativistas. como a madeira e o garimpo, por mais de uma vez já estiveram relacionadas em confrontos com povos indígenas. Observar o território que os índios ocupam e suas necessidades compõem a primeira investida da Funai.
Nos enfrentamentos, morrem pessoas de um lado e de outro - mas os índios costumam perder no confronto com pistoleiros. Os índios também matam pistoleiros. "Como é um pistoleiro, Chico Mendes dizia que se trata de acidente de trabalho", comenta um indigenista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.