VOLTAR

O Território': documentário filmado em Rondônia vence Emmy 2023

G1 RO - g1.globo.com/ro
08 de Jan de 2024

Documentário denuncia invasões em uma das maiores terras indígenas de Rondônia.
Por g1 RO

08/01/2024 11h50 Atualizado há 21 horas

O documentário 'O Território', que narra a luta do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau para defender sua terra, conquistou o prêmio Emmy Award 2023, no domingo (7). O principal prêmio da televisão americana aconteceu em Los Angeles.

Considerado "o Oscar da televisão", o Emmy premia conteúdo audiovisual e televisivo produzido no mundo todo. O Território ganhou na categoria:

🏆Mérito excepcional na produção de documentários
Os protagonistas do documentário, Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau e Ivandeide Bandeira (mais conhecida como Neidinha) viajaram para receber o prêmio na companhia dos produtores Txai Suruí e Gabriel Uchida. O diretor, Alex Pritz , também esteve presente na premiação.

"Esse é o reconhecimento da nossa luta e dos povos indígenas. Rondônia no topo, os povos indígenas também lá no topo", comentou Bitaté, emocionado ao segurar a famosa estatueta do Emmy."

Neidinha, protagonista no documentário, conta que a vitória de "O Território" no Emmy destaca o compromisso responsável da cinematografia ao mostrar a batalha pela democracia em Rondônia e na Amazônia.

"Esse filme representa muito para os povos indígenas e para a nossa luta. Esse prêmio é de vocês, é do Brasil".

O documentário, que foi gravado em Rondônia e distribuído pela National Geographic, também concorreu nas categorias "Cinematografia excelente para um programa de não-ficção" e "Melhor direção para um programa de documentário/não-ficção".

Quando a obra foi filmada, a Terra Indígena do Povo Uru-Eu-Wau-Wau foi a que teve o entorno mais desmatado da Amazônia Legal.

A história de 'O Território'
O documentário mostra a luta dos indígenas Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras. Durante 1h24m de duração, o público entra nas rotinas de Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau e da ativista Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha. Eles ajudam a traçar a linha narrativa.

A história mostra como Bitaté recebe a missão de ser uma nova liderança para seu povo na luta contra o desmatamento ilegal, queimadas, invasão e grilagem.

Uma das cenas mostra o jovem liderando uma fiscalização dentro da terra indígena. Durante patrulhamento, ele e os parentes flagraram um homem armado, suspeito de invasão de terras, dentro da floresta.

Durante a abordagem, feita em 2020, os indígenas passaram álcool em gel nas mãos do suspeito e fizeram com que ele também usasse máscara, já que a pandemia de Covid-19 trazia preocupações

Já Neidinha é mentora de Bitaté. Ela atua ativamente na proteção da floresta e dos povos indígenas de Rondônia. Entre os pontos sensíveis mostrados em "O Território" estão os desafios impostos à segurança da família dela por causa de seu trabalho de denunciar crimes ambientais.

A morte de Ari Uru-Eu-Wau-Wau, em 2020, também é mostrada em "O Território". Ari trabalhava registrando e denunciando extrações ilegais de madeira dentro da aldeia, pois fazia parte do grupo de monitoramento do povo indígena.

Terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau
A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, região onde foram gravadas imagens do documentário, possui mais de 1,8 mil hectares e se espalha por 12 municípios rondonienses. A maior parte do território fica em Guajará-Mirim (RO) e São Miguel do Guaporé (RO).

Povos de nove etnias vivem na TI, entre eles, diversos indígenas isolados. São eles:

Amondawa
Isolados Bananeira
Isolados do Cautário
Isolados no Igarapé Oriente
Isolados no Igarapé Tiradentes
Juma
Kawahiva Isolado do Rio Muqui
Oro Win
Uru-Eu-Wau-Wau
TI Uru-Eu-Wau-Wau foi a que mais sofreu ameaça de desmatamento na Amazônia Legal em 2021
Entre as Terras Indígenas (TI) da Amazônia Legal, a Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia, foi a que teve o entorno mais desmatado em 2021. Os dados foram contabilizados e divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), na última semana.

Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), entre agosto de 2020 a julho de 2021, a TI Uru-eu-wau-wau foi a maior vítima de ameaça e pressão de desmatamento. Nos dados dos meses seguintes, a área não foi mais a primeira, mas sempre esteve entre as 10 mais afetadas.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/01/08/o-territorio-docume…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.