VOLTAR

O rei nu

Amazonia Real - https://amazoniareal.com.br
Autor: Lúcio Flávio Pinto
27 de Set de 2019

Em 1972, o mundo se reuniu pela primeira vez em conjunto para discutir sobre a relação entre o desenvolvimento e o meio ambiente. O local da conferência não poderia ser mais indicado do que Estocolmo, a capital da Suécia, padrão da qualidade de vida no planeta. Um dos temas centrais era a Amazônia, de volta ao epicentro do interesse internacional.

Essa atenção tinha uma forte motivação simbólica. A humanidade conquistava novas fronteiras no universo, com as viagens à Lua. Na Terra, começava a ocupação de uma das maiores fronteiras territoriais, com o avanço de grandes estradas sobre o domínio da população nativa e da maior floresta tropical do globo.

Ufanista e orgulhoso do crescimento do Produto Interno do Brasil ao redor dos 10% ao ano, semelhante ao desempenho do "milagre japonês", o governo militar, no auge da ditadura, sustentava na sua abundante propaganda nacionalista que os astronautas, lá do alto, só divisariam duas obras humanas: a grande muralha chinesa e a Transamazônica, com extensão superior a três mil quilômetros, uma linha vermelha cercada pelo mais denso verde que havia.

Para uma parcela da sociedade, era um choque. Afinal, a floresta amazônica funcionava como o pulmão do mundo, liberando oxigênio para todos os terráqueos absorverem. Não podia ser destruída. Com sua inigualável diversidade de vida, também era uma fonte de informações sem igual sobre a vida na Terra. O governo brasileiro não poderia dispor sobre esse patrimônio da humanidade ao seu bel prazer. Tinha que aceitar a cooperação mundial.

O chefe da delegação brasileira, o general (da reserva do Exército) Costa Cavalcanti, fez o contracanto imediato. O Brasil tinha o direito e a legitimidade suficientes para continuar a promover a ocupação nacional da sua última grande reserva de recursos naturais, ao seu modo, acelerado e intenso, integrando-a à unidade nacional para não entregá-la aos estrangeiros rapaces, sempre cobiçosos em relação a um "espaço vazio" (apesar de tanta floresta e da presença humana milenar) equivalente ao espaço denso de atividades da Europa Ocidental.

Afinal, estava adotando "medidas destinadas a aumentar a participação das populações no processo de desenvolvimento através da redução das desigualdades sociais e econômicas, e da manutenção de taxas acelera das de crescimento. Tais objetivos podem ser alcançados mediante o uso racional dos recursos do meio ambiente, propiciando-se às nações menos adiantadas a possibilidade do aproveitamento, industrialização e comercialização de suas matérias primas e seus produtos, e proporcionando-se aos seus cidadãos a oportunidade de usufruir dos modernos recursos da ciência e da tecnologia".

Durante a apresentação do seu relatório à conferência, o general, que se tornou político na onda da revolução dos tenentes, que ocuparam o poder depois da revolução de 1930, sempre combatendo o populismo derivado da visão de Getúlio Vargas, expressou o seu reconhecimento "pela orientação e apoio que recebi de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, assim como do Senhor Ministro das Relações Exteriores e do Senhor Secretário Geral do Conselho de Segurança Nacional".

A referência ao dirigente executivo do CSN poderia parecer estranha num encontro que deveria ser técnico em científico, independente de ideologias e políticas. Mas ele estava sendo sincero e realista na referência. O CSN era tanto a fonte dos processos de cassação dos corruptos e subversivos, considerados inimigos perigosos do regime militar, como da filosofia que orientava a corrida à Amazônia.

O próprio Costa Cavalcanti era uma figura híbrida de militar e político, com uma formulação autoritária e conservadora. Subordinada a ele estava a Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia). Seus incentivos fiscais poderiam significar a subscrição estatal de até 75% do capital necessário aos projetos agropecuários da iniciativa privada, permitindo-lhe poupar capital próprio, numa esquizofrênica forma de capitalismo de muletas, destinadas a promover processos irracionais e caos, tudo em nome da míope soberania nacional, guiada pela geopolítica obtusa.

Promovendo a implantação de centenas de fazendas, no frágil e pobre solo das terras altas amazônicas, a Sudam era a força motriz do estímulo ao ingresso dos novos bandeirantes, em sua maioria novamente originários de São Paulo, que estavam botando abaixo a vegetação nativa para em seu lugar formar pastagem para o minguado rebanho bovino, de baixa qualidade fitossanitária e baixo valor comercial.

A ocupação pela pata do boi destruiu os vales do Araguaia-Tocantins, está destruindo o Xingu-Tapajós e agora se expande pelo Madeira. A devastação está acabando com as características amazônicas de Rondônia, hoje mais para o sertão do centro-oeste do que para a floresta úmida amazônica, e colocou o antes intocado Amazonas no topo do ranking do desmatamento e das queimadas deste ano. O ataque à natureza complementado por violência, conflitos, desigualdades e pobreza.

Quatro anos depois da conferência de Estocolmo, Paulo Nogueira Neto, que criou o primeiro órgão especializado em ecologia da administração federal, a Sema (Secretaria Especial do Meio Ambiente), e o dirigiu pelos anos iniciais, registrou no seu diário, em setembro de 1976, um pronunciamento feito na ONU pelo então ministro do Exterior, Azeredo da Silveira: "Ele afirmou que os países desenvolvidos usam os problemas ambientais para manter os países em desenvolvimento numa situação de dependência". Nogueira anotou a respeito: "Parece que não existiu a Conferência de Estocolmo em 1972!", com o acento de exclamação a traduzir a sua perplexidade.

A mesma, ampliada e agravada, que fica do pronunciamento que o presidente Jair Bolsonaro fez na mesma Organização das Nações Unidas, nesta semana. Mais à direita do que Costa Cavalcanti, quase meio século atrás, mais intolerante e irracional do que no auge da ditadura "desenvolvimentista", o toque de absurdo no discurso do ex-capitão é a sua recusa em estabelecer a controvérsia sobre uma base factual. Já nem se fale em ciência, que ele ignora ou maltrata (a Amazônia tem míseros 2% do orçamento nacional de ciência e tecnologia), mas no elementar empirismo, de alguma maneira capaz de expressar a realidade.

A Amazônia que Bolsonaro apresentou na ONU não existe mais. Existia em 1972, quando o desmatamento era de menos de 1% da sua superfície. Com a multiplicação 15 ou 20 vezes desde então, a descrição do presidente é um escárnio. Como no conto de Andersen, é a roupa do rei nu. Como na lenda, só ele não vê a sua nudez vergonhosa.

A imagem que ilustra este artigo é do Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a abertura do Debate Geral da 74ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU)/Foto: Alan Santos/PR

https://amazoniareal.com.br/o-rei-nu/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.