VOLTAR

O que é "ser indígena no RN"?

Tribuna do Norte - http://tribunadonorte.com.br/noticias/106703.html
17 de Abr de 2009

Antes, todo dia era dia de índio, hoje, eles têm uma semana para serem lembrados pelos desmemoriados caras pálidas - na verdade, nem tão pálidas assim: somos resultado de uma mistura multicor branca, negra, vermelha e amarela - podem até espernear com tal afirmação, mas somos uma nação de mamelucos, mulatos e pardos.

Para reforçarmos essa ligação com nossas origens, o Museu Câmara Cascudo - em parceria com o Grupo Paraupaba - realiza a exposição "Ser indígena hoje no Rio Grande do Norte", em cartaz a partir da próxima semana (de 23 a 30 de abril). Na programação, apresentações culturais de remanescentes indígenas, exposição fotográfica, exibição de vídeos com temática indígena, exposição de objetos e debate norteado pelo tema "Da invisibilidade à conquista dos direitos indígenas no RN".

A pesquisadora Jussara Galhardo, uma das coordenadoras da exposição, informou que parte da Mostra é resultado de sua pesquisa como Antropóloga junto a comunidade Mendonça do Amarelão, situada na região do Mato Grande em João Câmara. "Iniciei esses estudos 2000, quando participei da pesquisa Cultura, Identidade e Representações Sociais, na base de Antropologia do Curso de Ciências Sociais da UFRN. Temos muita informação sobre a presença dos índios no RN e é fundamental a presença e o interesse do público para multiplicarmos os resultados dessas pesquisas", disse a coordenadora.

Mestre em Antropologia pela UFPE - ela explicou que até 2005 ainda não havia mestrado nessa área na UFRN - Jussara Galhardo trabalha no Museu Câmara Cascudo como pesquisadora. Também integra a Comissão Pedagógica da instituição e é responsável pelo acervo indígena do Museu. "Inicialmente a exposição só permanecerá em cartaz durante a Semana do Índio", informa. A entrada é franca.

Programação

Exposição Fotográfica. Exibição de Vídeos (das 9h às 11h e das 14h às 16h) no auditório do MCC. Exposição de artefatos e adornos do projeto "Motyrum-Caacu: unidos pela arte" - Comunidade Indígena Mendonça de Amarelão (João Câmara - RN). Dia 23: 13h30 - Abertura com apresentação da Dança do Toré, com a comunidade indígena do Eleotério (Canguaretama - RN). 14h30 - Mesa-redonda: "Da invisibilidade à conquista dos direitos indígenas no RN", no auditório do MCC. Coordenada pela Profa. Dra. Julie Cavignac (NCCEN/UFRN).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.