VOLTAR

O ouro e o diamante do garimpo ilegal destroem a Amazônia

Greenme - https://www.greenme.com.br/informar-se/ambiente
10 de Jan de 2019

Uma pesquisa inédita acaba de dar a dimensão do problema do garimpo ilegal na Amazônia. Os dados, que foram coletados dos seis países pertencentes à região, identifica os pontos de mineração que ameaçam a maior floresta tropical do planeta.

O garimpo ilegal é uma realidade histórica na Amazônia que parece estar longe de acabar. Ele não respeita ninguém, nem fronteiras. A Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg) lançou, há cerca de um mês, um mapa inédito que mostra como o garimpo se instalou na região e quais são os seus impactos socioambientais, conforme informou o Instituto Socioambiental.
A partir de dados obtidos dos seis países amazônicos (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) - Guiana, Guiana Francesa e Suriname não apresentaram dados consistentes - foi possível identificar a atividade do garimpo ilegal e reuni-la em um único banco de dados.
Segundo o mapa, há 2.312 pontos e 245 áreas de garimpo ou extração de minérios, como ouro, diamantes e coltan, que afetam 30 rios devido às rotas para a entrada de máquinas, insumos e pela saída dos minerais.
A geógrafa do ISA Alícia Rolla diz que se trata de "um esforço inédito de compilação de dados para criar essa visão regional", que também identifica as Unidades de Conservação (UCs) e as Terras Indígenas (Tis) - ambas áreas de proteção ambiental - atingidas pelo garimpo ilegal.
Além do mapa, a Raig disponibilizou, também, um storymap que apresenta os dados de forma interativa e ilustrada, com informações complementares em fotos, vídeos e infográficos.
Causas do garimpo ilegal
Uma das causas do garimpo ilegal na Amazônia, sobretudo nos territórios indígenas e demais áreas protegidas, é o aumento do valor do ouro. Esse aspecto econômico que tanto vem causando prejuízos ambientais à Amazônia é pouco levado em conta, em comparação com o desmatamento provocado pela pecuária.
Devido a esse risco iminente do garimpo do ouro, a Raisg decidiu por inseri-lo no mapeamento, como forma de chamar a atenção para a necessidade de monitoramento contínuo sobre essa atividade ilegal, explica o coordenador-geral da entidade, Beto Ricardo.

País com o maior garimpo ilegal
Encabeçando a lista do país onde mais ocorre o garimpo ilegal está a Venezuela, seguido de Brasil, Equador e Peru. Os danos ambientais identificados nos países amazônicos são desmatamento, abertura de crateras no solo, contaminação de rios, peixes e populações humanas por mercúrio usado na extração do ouro.
Dos 6.207 territórios indígenas identificados, em 78 há atividade ilegal de garimpo nos limites e entornos e, deste número, 64 estão no Peru. Já o Brasil lidera o garimpo ilegal dentro das terras indígenas, com 18 casos entre os 37 identificados.
O que fazer?
A Raisg indica que para enfrentar o garimpo ilegal é preciso uma frente transfronteiriça que aglutine todos os países envolvidos. No Brasil, é necessária a fiscalização para a retirada dos garimpeiros das UCs e Tis, além de se fomentar fontes econômicas que garantam a subsistências das populações amazônicas.

https://www.greenme.com.br/informar-se/ambiente/7470-ouro-diamante-gari…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.