VOLTAR

O novo mapa das áreas verdes

O Globo, Rio, p. 30
15 de Dez de 2011

O novo mapa das áreas verdes
Rio tem 28% do território com Mata Atlântica

Emanuel Alencar
emanuel.alencar@oglobo.com.br

RIO - A prefeitura do Rio colocou no ar um novo inventário das áreas verdes da cidade. Com imagens de satélites até cinco vezes mais detalhadas que os mapeamentos feitos até 2001, o portal é resultado de um ano de levantamentos topográficos e trabalhos de campo de geógrafos e biólogos. O Sistema Florestas Rio (sigfloresta.rio.rj.gov.br) mostra que 28,9% do território da cidade 35.290 hectares são compostos por Mata Atlântica e ecossistemas associados, como restingas, mangues.
Pela primeira vez, os cariocas poderão ter acesso aos valores do mapeamento de todos os bairros, incluindo regiões administrativas e áreas de planejamento, bacias hidrográficas e maciços. As imagens de satélite, registradas em 4 de julho de 2010, foram transformadas em cartografia digital pela empresa GeoAmbiente, de São Paulo. É possível ver, com detalhes, áreas de até 2.500 metros quadrados. Relatórios sobre a biodiversidade de unidades de conservação também estão disponíveis no portal.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, o novo sistema, a partir de agora, vai nortear todas as ações do município na área ambiental.
Estamos focados em desenvolver estratégias de ação para enfrentar as mudanças climáticas. Com este inventário, que atualizaremos constantemente, estamos conhecer a realidade. Até hoje não tínhamos um diagnóstico tão preciso. Passa a ser uma ferramenta do nosso processo de licenciamento. As áreas degradadas estão muito mais claras agora diz Muniz.
O mapeamento mostra que a Zona Oeste detém a maior espaço preservado da cidade. O bairro mais verde do Rio é Guaratiba, com 6.967 hectares cobertos por vegetação o equivalente a três vezes o bairro da Lagoa, na Zona Sul. Jacarepaguá (4.720 hectares), Campo Grande (3.143 hectares), Vargem Grande (2,833) e Alto da Boa Vista (2.785) completam a lista dos territórios com mais áreas de florestas. Todos possuem mais de 50% de cobertura de Mata Atlântica. Não entra nesta conta as árvores de ruas.
Por outro lado, o Rio tem metade se seus bairros com menos de 1% da cobertura de Mata Atlântica a maioria na Zona Norte. Outros 25 não contam com qualquer área florestada. Na Zona Sul, São Conrado é o líder em verde, com 394 hectares. Em seguida, aparece Gávea (105), Urca (87) e Botafogo (73) e Copacanaba (73 hectares).

O Globo, 15/12/2011, Rio, p. 30

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.