VOLTAR

O nosso gato, história e biodiversidade ameaçada

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
Autor: Eduardo Pedroso
01 de Jun de 2020

O gato doméstico permitiu à humanidade um salto civilizacional. Escalado pelos antigos egípcios para fazer controle biológico de roedores, foi bravo e eficiente na defesa dos celeiros, uma inovação tecnológica de 10 mil anos atrás. O armazenamento de grãos permitiu o abastecimento das cidades e mudou a vida do ser humano pra sempre, e do gato também. É possível afirmar que o gato é um dos responsáveis pelo processo de urbanização que uma vez iniciado, nunca parou, tornou nossa vida frenética.

Esse ronronento e simpático bichinho caminha conosco através dos tempos, e temos com ele uma relação estreita. Para o escritor americano William Burroughs, o gato é nosso companheiro psíquico. Para Freud, o tempo gasto com os gatos nunca é perdido. Tem toda razão o pai da psicanálise. Devemos nos ocupar dos gatos. E cada vez mais.

Especialistas dizem que 600 milhões deles existam ao redor do mundo. Não é pouco. Parte desse contingente vive dentro do conceito de posse responsável, situação em que o tutor tem plena responsabilidade sobre o animal e restringe sua saída para as ruas. Outra parte enquadra-se no modo semi-domiciliado, que significa que o gato tem tutor, casa e pode acessar a rua quando desejar. Outra parcela é o gato de vida livre, aquele que em meio urbano, rural ou natural não tem dono e é completamente independente do ser humano para sobreviver.

Essas últimas duas categorias, semi-domiciliado e vida livre, representam uma grave ameaça à biodiversidade do planeta. A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) aponta que o gato é responsável pelo desaparecimento de 22 espécies de aves, nove de mamíferos e duas de répteis, representando 14% do total de extinções de animais vertebrados.

Deixar seu gato ter acesso à rua é perigoso. Cada vez que seu bichano dá uma voltinha, uma tragédia ambiental silenciosa acontece. Diariamente milhões de aves e pequenos mamíferos são predados pelos nossos animais de estimação. Vale lembrar que o gato é uma espécie introduzida nos nossos biomas, uma espécie que cresce sem parar em número de indivíduos, ao passo que nossa fauna silvestre declina vertiginosamente.

Passou da hora de olharmos com mais atenção nossa relação com os animais domésticos. Eles, cães e gatos, juntos, se colocados hipoteticamente em um território do globo terrestre, formariam a quinta "nação" consumidora de proteína animal do mundo. Isso não é mentira. E isso é grave pois estimula a produção de animais de abate, que por sua vez impacta sobre a vida selvagem consumindo suas áreas.

Um livro muito interessante lançado esse ano nos EUA e muito bem resenhado no ((o))eco pelo Bernardo Araujo demonstra as tensões provocadas pelos nossos animais domésticos (Leia aqui).

A Ilha dos Gatos, RJ

Em setembro de 2018, o projeto Veterinários na Estrada, capitaneado pela médica veterinária Dra. Amélia Oliveira, fez uma intervenção na ilha Furtada, também conhecida como Ilha dos Gatos, localizada na baía de Sepetiba, litoral sul do Rio de Janeiro. Nessa ação, a quarta expedição do grupo, não houve tentativa de erradicação dos gatos do local, e a opção foi pelo método de captura, esterilização e devolução (CED).

A rotina de trabalho da equipe de profissionais e voluntários dedicados a amenizar o impacto do gato doméstico sobre a pequena ilha está registrada no documentário dirigido pelo cineasta e geógrafo Diego Lara.

O filme, um média metragem de 22 minutos, foi exibido em 2019 no Cine Santa Tereza em Belo Horizonte e está disponível para todo público no

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.