VOLTAR

O índio, um brasileiro desconhecido

Folha de S.Paulo (São Paulo - SP)
19 de Abr de 1984

No mês de abril, que abarca o Dia do Índio (19/04) a presença indígena esteve marcada nos noticiários: houve o 2o encontro de Líderes Indígenas, em Brasília, onde os 370 representantes indígenas ali presentes decidiram pelo afastamento do presidente da Funai (Otávio Ferreira Lima). Também os Txucarramãe reivindicam uma faixa de terra ao longo do Rio Xingu. A presença dos indígenas nos meios de comunicação vem marcando aos poucos uma mudança na imagem do povo brasileiro, antes, apresentada de maneira falseada. Seu aparecimento seria fruto da organização política desses próprios povos, frente a um processo de maior articulação entre eles e às ameaças as suas terras.

Para os outros brasileiros, debates e exposições

O Dia do Índio se apresenta menos como momento de festa para os povos indígenas, que como um momento de conhecimento por parte dos 'outros brasileiros' das questões que dizem respeito aos indígenas. As programações da Semana do Índio incluem debates, filmes e exposições que abarcam a temática.

Índio quer apito, sim
Os indígenas não entraram ainda na nossa história, não porque de fato não façam parte, mas porque são delas excluídos. Aprendemos na escola apenas visões esteriotipadas dos indígenas enquanto preguiçosos e que andavam pelados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.