VOLTAR

O impacto da hidrelétrica

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: HERMES LORENZON
13 de Set de 2002

Curso capacita técnicos sobre a influência das barragens no ecossistema

O impacto ambiental na geração de energia elétrica está sendo discutido num curso no Hotel Baía Norte, em Florianópolis.

Participam técnicos de órgãos ambientais de 10 estados do Brasil. Eles estão se aperfeiçoando em licenciamentos ambientais para usinas de energia.

O curso é um dos primeiros no país voltado ao impacto ambiental causado por usinas hidrelétricas. O setor produz energia elétrica, uma das necessidades básicas para o ser humano. No entanto, é responsável por um violento impacto ao meio ambiente.

Uma hidrelétrica ou uma termoelétrica pode influenciar inúmeros setores. Entre eles, a saúde dos indivíduos na coletividade, o desenvolvimento social e cultural, a fauna e a flora.

Uma das soluções seria o uso de fontes de energia alternativas. A solar, a eólica e até a força das marés são opções que poderiam diminuir o impacto ambiental. Porém, produzem energia insuficiente para suprir a demanda.

Contudo, o assunto está em evidência e ganhou até um módulo especial no curso que acontece esta semana na Capital. No último módulo, que será em dezembro, as fontes de energia alternativas serão o tema principal.

A implantação gradativa de fontes desta natureza é o caminho correto no ponto de vista da preservação ambiental, acredita o coordenador pedagógico do curso, Luiz Carlos Marinho Cavalheiro.

A participação de órgãos de licenciamento ambiental no curso foi considerada essencial, na opinião do responsável pela articulação com os órgãos ambientais da Agência Nacional de Energia Elétrica, João Magalhães Castro. Ele garante que a Aneel não autoriza a construção de usinas que não apresentem projetos eficientes de redução de impacto ambiental

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.