O Globo, Economia, p. 26
Autor: CORBEY, Dorette
03 de Jul de 2008
'O etanol brasileiro vai preencher todos os critérios ambientais e sociais'
Corpo a Corpo
Dorette Corbey
Deborah Berlinck
Correspondente
O Brasil é o país na melhor posição para vender etanol à União Européia (UE), afirma Dorette Corbey, deputada socialista do Parlamento Europeu, uma das principais responsáveis pelo texto em discussão do novo regulamento de biocombustíveis, que estabelece critérios de "sustentabilidade" e pode entrar em vigor no ano que vem. O Brasil teme que isso seja uma nova barreira ao etanol. A meta da UE é que, em 2020, 10% da energia para transportes venha de fontes renováveis.
O Globo: Por que adotar os critérios de sustentabilidade?
Dorette Corbey: Os biocombustíveis podem ser piores do que os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural). Depende do tipo de plantação, do tipo terra, se não estão em áreas de florestas tropicais. Há relatos de que na África as pessoas estão sendo tiradas das terras para produção agrícola. É importante adotarmos critérios sociais e ambientais.
Segundo o presidente Lula, o etanol brasileiro não desvia terras de alimentos nem provoca desmatamento.
Corbey: O etanol brasileiro é o melhor exemplo. Nós sabemos que as condições tropicais para produção de etanol no Brasil são bem melhores que na Bélgica ou na Holanda. Acho que o etanol brasileiro vai preencher todos os critérios ambientais e sociais.
Como a UE vai aplicar os critérios?
Corbey: Vamos estabelecer acordos bilaterais com países como Brasil e Tanzânia e, nos acordos, definir como os critérios serão supervisados.
Isso não pode virar mais uma barreira ao etanol brasileiro?
Corbey: É o contrário. Vários produtores europeus não preenchem os critérios ambientais. Eles estão com medo de que os critérios só poderão ser preenchidos pelo Brasil.
O Globo, 03/07/2008, Economia, p. 26
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.