VOLTAR

O cotidiano de tribo é revelado em exposição

Diário do Pará - http://www.diariodopara.com.br
13 de Ago de 2010

A beleza e a cultura dos índios paraenses Asurinis está em exposição no Centro Cultural SESC Boulevard. São 20 fotografias que compõe a mostra "Asurini Awaeté: Gente de verdade", retratando em o cotidiano da aldeia indígena.

Com curadoria de Jaime Lisboa, fotografias de Alberto Ampuero, Diana Figueroa e João Ramid, a exposição tem como objetivo mostrar para a população paraense a riqueza de cultura desse povo, que se autodenomina de "Asurini Awaté", que em tupi significa "gente de verdade", justamente por sua forma acolhedora e verdadeira de interagir com o mundo "não índio".

Os Asurinis vivem à margem direita do Rio Xingú, na aldeia Koatinemo. A comunidade é ligada ao município de Altamira, onde fica a sede da FUNAI, que lhes garante apoio e proteção. Hoje, são aproximadamente 150 índios que subsistem como agricultores, caçadores, coletores, pescadores, sendo muito habilidosos. São, principalmente, talentosos e muito dedicados à produção material de sua cultura, que exercita a pintura corporal com belíssimo grafismo, que também está presente na cerâmica, nos tecidos, nas tábuas, bancos, arcos, flechas, capacetes e outras superfícies.

Serviço:

Exposição Asurini Awaeté: Gente de verdade. Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, n 522/523). Horário: a partir das 19h Entrada Franca.

http://www.diariodopara.com.br/N-105447-O+COTIDIANO+DE+TRIBO+E+REVELADO…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.