VOLTAR

O agricultor vê que é possível aliar preservação e renda

OESP, Especial, p. H8
Autor: ASSAD, Eduardo
02 de Out de 2014

O agricultor vê que é possível aliar preservação e renda
O pesquisador afirma, ainda, que o País dispõe há mais de 30 anos de tecnologias consolidadas para a preservação

Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa e membro do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças do Clima

O pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Eduardo Assad, que também é membro do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças do Clima, afirma que a pesquisa já tem, há 30 anos, soluções para a agricultura produzir preservando o meio ambiente. O que falta é mais transferência de tecnologia, medida urgente para o próximo governante.

O produtor rural sabe conciliar meio ambiente e agricultura?

Está aprendendo rapidamente, pois começa a ver que pode aliar a preservação ambiental com renda. A discussão de pagamentos de serviços ambientais começa a tomar corpo. O processo será lento, mas tanto os problemas surgidos com a oferta de água como possíveis barreiras não tarifárias estão mudando a postura do agricultor frente ao meio ambiente.

No nível das pesquisas, há tecnologias suficientes que garantam a produção e a preservação?

Sim. São resultados disponíveis há mais de 30 anos, e dizem respeito à adoção de boas práticas agrícolas, quase todas vinculadas ao manejo e conservação do solo e água, fixação biológica de nitrogênio, preservação da biodiversidade, proteção de polinizadores e função hídrica das áreas de preservação permanente.

Produzir usando menos água é possível?

Sim, porém os números são díspares. É preciso fazer um esforço de pesquisa para atualizar esses números. Qual é a área irrigada no Brasil? Não se sabe. Tudo isso deve ser atualizado e verificar se há oferta de água para expandir a irrigação. Podemos ir até quanto? Há muita gente debruçada nestes números e creio que no próximo ano já poderemos fazer um diagnóstico mais preciso.

A legislação avançou, com o novo Código Florestal?

Sim é um marco regulatório importante. Há muitos torcendo contra, porém a regulamentação do código via Cadastro Ambiental Rural tornou-se um dos maiores esforços já feitos no País para aliar agricultura e ambiente, e acertar os números do passivo ambiental.

Quais medidas urgentes o próximo governo deve tomar para estimular a preservação?

Mais transferência de tecnologia. A classe média rural e os pequenos produtores estão desassistidos. E olha que temos mais de 7 mil escritórios/agentes de transferência de tecnologia que poderiam estar atuando diretamente nesse tema, mas não estão.

OESP, 02/10/2014, Especial, p. H8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.