VOLTAR

Nutricionista diz que o objetivo do sopão é orientar melhor os índios

Dourados News-Dourados-MS
03 de Mar de 2005

"Não estamos dando alimentos, estamos dando orientações", explicou o nutricionista Antônio José Passoni, profissional que está acompanhando a desnutrição na Reserva de Dourados e está empenhado no esforço concentrado para evitar o aparecimento de novos casos graves. Anteontem pela manhã, ele passou pelo núcleo montado na casa da "dona Maria", ao lado da Escola Municipal "Agostinho".

"É preciso passar esse enfoque, pois, a equipe é pequena e não teríamos como ir de casa em casa para atender os índios, então o sopão é uma forma de agrupar essas pessoas", comentou, dizendo que a partir da formação dessas micro-áreas é possível se passar melhor a orientação nutricional e trabalhar inclusive no trato da higiene dos alimentos.

O reforço nos ingredientes, "deixa o sopão mais gostoso e nutritivo". Os índios também estão sendo orientados a fazer hortas de fundo de quintal para sua própria subsistência. "Estamos averiguando a situação e os casos in loco e além do médico, existe também o dentista para atender essa comunidade".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.