VOLTAR

Número de indígenas mortos por Covid pode ser quase quatro vezes o oficial

O Globo - https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post
Autor: JARDIM, Lauro
05 de Mai de 2020

Número de indígenas mortos por Covid pode ser quase quatro vezes o oficial

Por Lauro Jardim

As subnotificações de casos de coronavírus no Brasil, como não poderia deixar de ser, pode também estar atingindo os indígenas. Pelas contas oficiais, da Secretaria Especial de Saúde Indígena, são sete mortos por Covid-19. Já segundo os números recolhidos pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), são 27 mortos.
E qual é a razão da diferença tão gritante entre esses dois números?
A Apib criou um comitê nacional de monitoramento do coronavírus para sistematizar os números de casos suspeitos, de pessoas diagnosticadas e de óbitos entre indígenas. A coordenadora executiva da Apib, Sonia Guajajara, explica que muitos indígenas vivendo em áreas urbanas são contabilizados erroneamente como pardos:
- Nossas estatísticas vêm direto da fonte primária, as famílias. O que para o governo é um número, para nós é um parente, uma pessoa com história de vida. Não é porque o jovem foi para a cidade cursar faculdade, por exemplo, que deixou de ser indígena.

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/numero-de-indigenas-mo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.