VOLTAR

Novos kits de casa de farinha para Tikuna e Kokama

Site da FUNAI
13 de Set de 2001

Índios Tikuna e Kokama ligados a Administração Regional de Tabatinga (AM) devem receber até o final do ano 155 novos kits para a montagem de casas de farinha. A entrega dos equipamentos dá sequência ao trabalho da Administração Regional, para ajudar as comunidades indígenas a abandonar a produção manual da farinha de mandioca.
Os 220 equipamentos entregues no ano passado aumentou muito a produção,
melhorando a alimentação da comunidade e permitindo a venda do excedente para o comercio local. Segundo o administrador Valmir de Barros Torres, em alguns casos a produção chegou a triplicar. Outro fator importante no aumento da produção é a redução na perda na colheita da mandioca, em função da maior capacidade de produção.
Este ano a distribuição dos kits de casa de farinha será feita através dos chefes de postos, em 2000, o trabalho foi feito por organizações indígenas, com apoio da Funai.
O kit de casa de farinha é composto de forno, bancada, motor e ralador para mandioca.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.