VOLTAR

Novos dados sobre a costa brasileira estão disponíveis no GeoAtlântica

Instituto BioAtlântica - www.bioatlantica.org.br
03 de Set de 2009

O sistema GeoAtlântica disponibiliza hoje o acesso aos dados georreferenciados do Macrodiagnóstico da Zona Costeira e Marinha do Brasil e do Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia Marítima de Santos. As duas novas bases trazem levantamentos detalhados sobre o setor costeiro e marinho do Brasil.

O Macrodiagnóstico da Zona Costeira e Marinha do Brasil visa orientar ações de planejamento territorial, conservação, regulamentação e controle dos patrimônios natural e cultural e passa a ser um referencial teórico para diferentes segmentos da sociedade que atuam na zona costeira, além de apoio para elaboração de estudos e pesquisas. O macrodiagnóstico foi elaborado e organizado pela Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA (Ministério do Meio Ambiente), e traz informações sobre geomorfologia, dinâmica populacional, potencial de risco natural, social e tecnológico, Zona Econômica Exclusiva (ZEE), a implantação do Projeto Orla, e sobre a biodiversidade costeira e marinha, entre outros.

O Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia Marítima de Santos, desenvolvido também pelo MMA, apresenta informações ambientais e índices de sensibilidade do litoral ao derramamento de óleo como subsídio ao planejamento de contingência frente a acidentes de vazamento de óleo no mar. A base fornece elementos precisos sobre a zona costeira avaliando interesses não somente ambientais, mas também econômicos, sociais e turísticos. As Cartas de Sensibilidade ao Óleo (Cartas SAO) devem atender a todos os níveis: desde grandes vazamentos em áreas oceânicas remotas (escala estratégica), derrames de porte médio (escala tática/regional) e incidentes de magnitude local (escala operacional).

Os novos dados também incluem instrumentos normativos do Ibama e da Sudepe sobre atividades pesqueiras em determinadas áreas. Os dados georreferenciados indicam áreas de restrição à pesca na baía da Ilha Grande, litoral sul do Rio de Janeiro, além de restrições relacionadas aos habitats de mamíferos marinhos e tartarugas marinhas para toda a costa.

Disponível no endereço www.bioatlantica.org.br/geoatlantica, o GeoAtlântica foi desenvolvido pela K2 Sistemas e é administrado pelo Instituto BioAtlântica, com o apoio da Petrobras, da Conservação Internacional e da The Nature Conservancy.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.