VOLTAR

Novo plano para o rio Sao Francisco

GM, Meio Ambiente, p.A8
16 de Jul de 2004

Novo plano para o rio São Francisco
O Ministério do Meio Ambiente receberá na semana que vem a revisão do estudo de impacto ambiental do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. A informação foi dada ontem pelo ministro interino do Meio Ambiente Cláudio Langone, durante a realização do seminário sobre recursos hídricos, que termina hoje.
Para Langone, o projeto tem condições de prosperar nas negociações com o comitê da bacia do São Francisco, que serão concluídas no final deste mês. O projeto, além de prever o equilíbrio entre o projeto de transposição e o compromisso com a revitalização da bacia, sugere a realização de um trabalho de zoneamento territorial. O objetivo é evitar a especulação imobiliária das terras da região, em função da valorização com os canais de transposição, e garantir que a água chegue à torneira da população.
"Muitas vezes nós tivemos situações de obras como esta, que não se preocuparam com os sistemas de distribuição, não cumpriram com o seu objetivo e deram insustentabilidade aos recursos que foram aplicados", afirmou Langone. O ministro interino ainda não tem o cálculo do custo do novo projeto. O anterior ficava em torno de US$ 20 bilhões.
(Agência Brasil)

GM, 16/07/2004, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.