VOLTAR

Novo estudo vai avaliar criação de parque no Vale

Diário Catarinense
24 de Fev de 2003

O processo de criação do Parque Nacional Serra do Itajaí deve passar por um novo estudo, desta vez feito pelo Ibama.

O projeto inicial foi feito por consultores terceirizados e deve ser confirmado por técnicos do governo federal, segundo Sérgio Brant, coordenador do Departamento de Criação de Unidades de Conservação, do Ibama em Brasília.

É desta análise, ainda sem data para começar, que sairá a demarcação oficial da unidade de preservação. Embora o estudo possa retardar o processo de criação, Brant não tem dúvidas quanto ao decreto do parque. "O processo segue normalmente", garante.

Se decretado, o Parque Nacional Serra do Itajaí estará compreendido entre os municípios de Apiúna, Blumenau, Botuverá, Indaial, Gaspar, Guabiruba, Presidente Nereu e Vidal Ramos. A preservação permanente de cerca de 50 mil hectares desta, que é uma das maiores reservas de Mata Atlântica nativa do país, foi recomendada pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A indefinição de prazos para o início do estudo contrasta com a pressa com que os procedimentos foram feitos no final de 2002, quando o projeto esteve prestes a virar decreto.

Depois de uma consulta pública realizada pela Internet com 240 manifestações - apenas 40 contrárias à criação do parque -, uma reunião foi realizada em Blumenau. No dia 18 de dezembro, Brant, representando o Ibama, esteve com representantes da comunidade envolvida. O relatório precisou ser anexado ao projeto de criação, o que atrasou o decreto
(MÔNICA TORRES-Diário Catarinense-Florianópolis-SC-24/02/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.