VOLTAR

Novas ararinhas-azuis no pedaço

O Eco - www.oeco.com.br
Autor: Gustavo Faleiros
02 de Set de 2010

Foi anunciado nesta quinta-feira que seis filhotes de ararinha azul (Cyanopsitta spixii), 1 macho e 5 fêmeas, nasceram com sucesso neste ano no programa da organização da Al Wabra Wildlife Preservation, no Qatar. Extinta na natureza, a espécie sobrevive com uma população de 73 indíviduos em criadouros espalhados por 3 países e controlados pelo Programa Internacional para Reprodução do governo brasileiro.

O criadouro da Al Wabra, no Qatar, é o mais bem sucedido e conta com 56 indíviduos. Entre as seis ararinhas nascidas em 2010, duas trazem grande alento pois são os primeiros indivíduos reproduzidos por uma ave da segunda geração da espécie, a mãe. Além disso, o pai destes filhotes possui 36 anos e é uma das poucas aves no programa proveniente da natureza.

Patrocinada pela fortuna do Sheik Saoud Bin Mohammed Bin Ali Al-Thani, a iniciativa no Qatar pretende ainda reintroduzir a ararinha na Caatinga, seu habitat natural. Para tanto, uma área já foi adquirida em Curaça (BA) com 2,2 mil hectares.

http://www.oeco.com.br/salada-verde/24327-novas-ararinhas-no-pedaco

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.