Ciência Hoje, n. 283, jul. 2011, Ecologia, p. 55
31 de Jul de 2011
Nova paisagem em Mato Grosso
Campanha recupera as matas ciliares na bacia do rio Xingu
Y Ikatu Xingu significa "água boa, limpa" na língua dos índios camaiurás. Uma campanha de restauração florestal com esse nome tem mudado a paisagem de Mato Grosso. A iniciativa uniu governo, proprietários rurais, organizações não governamentais e assentados da reforma agrária pela recuperação e proteção das matas ciliares da bacia do rio Xingu, essenciais à sua preservação.
A Y Ikatu Xingu surgiu em 2004, quando o desmatamento em função da agricultura e pecuária já havia abatido 300 mil hectares da cobertura vegetal original das nascentes e margens do rio. "Começamos a desenvolver estratégias como a educação agroflorestal, planejamento territorial e restauração das nascentes e matas de beira de rio para reverter a situação", diz Rodrigo Junqueira, coordenador-adjunto do programa Xingu do Instituto Socioambiental (ISA) para a região.
O Instituto é um dos principais parceiros da iniciativa, que tem apresentado ótimos resultados. Houve reflorestamento de mais de 2 mil hectares em 370 áreas em propriedades rurais, assentamentos e terras indígenas.
Grande parte do sucesso se deve à adoção da técnica da semeadura direta por meio do plantio mecanizado.
Nela, o maquinário agrícola é empregado para restauração da vegetação a partir de sementes de espécies nativas. O modelo é mais barato do que o tradicional cultivo de mudas.
A mistura de sementes usadas no plantio é chamada 'muvuca'. "Tentamos nos aproximar do que a natureza faz, juntando espécies da floresta com plantas agrícolas" afirma Junqueira.
Assim, além de contribuir na restauração florestal, a mistura reduz a disseminação de espécies invasoras e aumenta a riqueza de nutrientes do solo, como o nitrogênio, graças à presença de plantas leguminosas.
A matéria-prima da 'muvuca' vem da Rede de Sementes do Xingu, projeto paralelo que colabora com a iniciativa do reflorestamento. Cerca de 300 famílias das áreas em que acontece a restauração florestal recolhem sementes na mata e dividem o lucro proveniente da venda. Graças a esse trabalho, em 2010, a Rede de Sementes comercializou 534 toneladas de sementes Desde seu início.e m 2007, 459 mil reais foram transferidos em renda direta às famílias. Segundo Junqueira, esse sistema prova que é possível conciliar meio ambiente e geração de renda.
Acordos recentes entre produtores e grandes empresas preveem a captura de 115 mil toneladas de carbono em 336 hectares de área reflorestada nos próximos 30 anos. "O ISA e seus parceiros assessoram o plantio e medem o sequestro de CO, nas áreas", explica Junqueira. Em troca, as corporações financiam os custos com o plantio das árvores. "Isso representa inovação e aprendizagem para os produtores em um campo ainda muito recente no país, o do desenvolvimento sustentável", conclui o engenheiro agrônomo.
Saulo Pereira Guimarães Ciência Hoje RJ
Ciência Hoje, n. 283, jul. 2011, Ecologia, p. 55
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.